Diferença entre eficiência, eficácia e efetividade: como atingir os 3?
Eficiência, eficácia e efetividade são três conceitos que podem levar uma empresa a um nível colossal de sucesso, principalmente quando elas trabalham juntas, desde a gestão da empresa até a parte operacional.
Eficiência, eficácia e efetividade são três irmãs que podem salvar a sua empresa de algum problema que esteja passando.
Podemos chamá-las de suplemento vitamínico empresarial. O melhor é que você pode fazer com que sua equipe tome uma dose de cada uma todos os dias.
Sempre que possível, os gestores de um projeto e os colaboradores devem ingerir, sem medidas, a quantidade que desejar de eficiência, eficácia e efetividade.
O que importa é fazer com que seu negócio e seus projetos consigam ultrapassar as metas e objetivos. Quer saber o que cada um significa e como alinhar os três? Então leia esse artigo até o final!
Antes de tudo, a Eficiência!
A eficiência está relacionada a produzir corretamente, tentando gastar o menos possível e utilizando os recursos da melhor maneira possível.
Já ouviu falar em ser eficiente e eficaz? Ou até mesmo já falaram isso para você, mas não soube como ser nenhum e nem outro?
Bem, se sim, hoje você vai aprender a implantar isso como cultura para cada novo integrante que adentrar na sua empresa.
Imagine que você é chamado para encabeçar um projeto…
Você começa a montar a sua equipe, passa tudo o que eles tem que fazer, os materiais que eles precisam e como utilizar esses materiais. Porém, você não explica com muitos detalhes.
Mas um dos escolhidos consegue assimilar o que é para fazer e faz da melhor maneira possível, sem gastar muito e no prazo que era para ser entregue. Ele é o membro que tem a eficiência do lado dele.
Ele não se importou com a maneira correta de usar os recursos, mas também com a economia financeira ao fazer de uma forma diferente, mas que gera resultado e que é entregue no prazo determinado.
Com vocês, a Eficácia!
Agora, imagine novamente que você está encabeçando um projeto e chama uma equipe. Entrega o material, fala do prazo e explica sobre os recursos que podem utilizar.
E, da mesma forma, um dos membros pega todos os recursos, todos os materiais e começa a desenvolver o projeto.
Nesse momento, ele está focado no cumprimento da meta, data de entrega e a forma que se deve trabalhar. Ele utiliza o recurso financeiro que era para usar, sem pensar em gastar menos.
Esse membro da equipe está trabalhando com eficácia, porque ele faz do jeito que foi explicado, da forma que foi passada para ele e entrega o projeto no prazo determinado.
A diferença entre elas não é tão gritante assim, mas dá para perceber que elas se diferem:
– Trabalhar com alguém eficaz é bom para entregar resultado e bater as metas.
– Trabalhar com alguém eficiente também é bom, porque ele terá o cuidado na hora dos gastos, podendo economizar o recurso financeiro.
Mas agora, será que dá para desenvolver os dois numa pessoa só? Ou melhor, numa equipe? É nesse momento que entra o terceiro suplemento vitamínico de uma empresa.
A Efetividade – Uma união poderosa!
Falamos no início que eficiência, eficácia e efetividade eram três irmãs, mas na verdade a Efetividade é a união da Eficiência com a Eficácia.
Mas elas podem estar juntas, caso você obtenha dentro de um grupo pessoas que trabalham com eficácia, outros com eficiência e outros com efetividade.
Além disso, se preferir, para que sua empresa realmente evolua, você consegue desenvolver a efetividade em toda a sua equipe.
Logicamente, não será tão simples, porém existem alguns pontos que devem ser observados e colocados em prática, gerando uma excelência na gestão. Vamos falar sobre eles a seguir!
Para que uma equipe trabalhe com efetividade, você vai precisar de desenvolver…
1 – Proatividade
É quando um membro da equipe, ou até mesmo você que está encabeçado no projeto, gera melhores resultados, mesmo que não seja solicitado – ou quando estuda alguma prevenção e solução para um problema futuro, por exemplo.
Esse ponto é excelente para quem deseja obter uma excelência na gestão. Quanto maior o número de funcionários proativos, melhor a qualidade da equipe.
Mas não se esqueça que, para isso, é importante investir em um ambiente de trabalho que proporcione esse tipo de atitude.
2 – Sinergia
Obter uma sinergia entre equipe, é como se você soubesse praticamente o que o outro está pensando.
E isso só acontece quando a equipe é unida, se conhecem e confiam no trabalho um do outro.
Sim, a competitividade é importante em determinadas áreas, mas o networking, a confiança e o respeito no trabalho são essenciais para alcançar a efetividade.
3 – A busca pela melhoria contínua
Tanto pessoalmente quanto em equipe, os membros que estão participando do projeto devem buscar essa melhoria contínua, pensando em curto, médio e longo prazo através do esforço contínuo.
Para que isso aconteça, a empresa que deseja obter uma excelência na gestão, deve pensar em oferecer treinamentos e desenvolvimento pessoal para a equipe.
4 – Um relacionamento interpessoal
A boa comunicação sempre será um tema importante para uma empresa. Sem ela, a engrenagem, que faz a empresa andar para o crescimento, não funciona.
Esse relacionamento deve ser construído day by day entre os colegas de trabalho, melhorando o convívio e a rede de contatos.
Uma ótima ideia é se espelhar nos novos modelos de negócio, que usam o coworking ou escritório compartilhado para diminuir custos fixos e aumentar o networking.
5 – Um bom senso de responsabilidade
Ou todos são responsáveis, ou alguma coisa vai falhar. A responsabilidade individual e social é extremamente importante.
Todos da equipe devem lembrar que eles têm responsabilidades com o projeto e com cada um pertencente. Sem esse senso, não acontecerá um trabalho com efetividade.
É necessário que a gestão da empresa faça o funcionário ter uma pequena percepção como se fossem donos. Isso ajuda muito na hora de tomar uma responsabilidade para si.
6 – Alinhar as ideias
Seja ao começar um projeto, quando ainda está em andamento ou quando já foi entregue, o processo de alinhamento das ideias é importante para que todos os que fazem parte possam ser ouvidos e compreendam o que foi e está sendo solicitado.
Isso também ajuda na hora de se responsabilizar com o projeto. Quando o colaborador faz parte da decisão, é comum que ele se comprometa mais nos resultados e se sinta melhor trabalhando.
7 – Um boa liderança
O líder precisa ter todas essas características, além de ter empatia e criatividade. Afinal, ele é o exemplo a ser seguido.
Todos esses pontos são necessários para criar um bom desenvolvimento de pessoas para a implementação de projetos na sua empresa. Sem eles, você não consegue gerar valores para os seus Stakeholders.
Tudo começa internamente. Se você cria valor para seus funcionários, automaticamente, eles conseguirão gerar valor para seus clientes, pois eles passarão a mesma energia que eles recebem dentro da sua empresa.
Uma alternativa para desenvolver eficiência, eficácia e efetividade na equipe!
Vamos direto ao ponto: você já conheceu as irmãs eficiência, eficácia e efetividade, mas colocar em prática depende muito do ambiente em que você e sua equipe estão.
Temos propriedade para falar disso.
Todos os dias, novos clientes aparecem na GuardeBem e reduzem seus custos, aumentando sua competitividade, e ainda mantém seus funcionários felizes.
Além de tudo isso, conseguem um ótimo networking com nossos outros clientes.
Aqui, você fica longe das locações absurdas e ainda garante os três para a sua equipe. Entre em contato conosco agora mesmo clicando nesse botão abaixo!