Você é senhor do seu tempo, ou um servo dele?

Tudo começou lá em 1769, com a Revolução Industrial: o dia foi dividido em três partes iguais de 8 horas — trabalho, diversão e descanso. Toda a sociedade foi planejada para funcionar em torno das fábricas e do modelo de consumo da época.
As coisas evoluíram, mas continuamos vivendo do mesmo jeito há séculos. Que horas chegar, que horas sair, que horas me divertir, quais dias trabalhar, quais descansar, quais posso me dedicar a minha vida e projetos pessoais?
O fato é, tem quem começa o dia antes do sol nascer, mas também tem os que não conseguem fazer nada nas primeiras horas. Então, por que devemos seguir as mesmas regras como se fossemos todos iguais, baseados num sistema de mais de 300 anos?
Till Roenneberg, pesquisador alemão e um dos maiores especialistas do mundo sobre ritmo circardiano (período de nosso relógio biológico que regula funções como sono e fome), diz que cada pessoa tem seu ritmo. E é ele que determina se você é daqueles que acordam às 6h correndo pra academia ou às 11h pedindo por mais cinco minutinhos na cama.
Então, como se adequar ao sistema das 8h às 18h?
Você não se adequa. Tentar se enquadrar na ditadura matinal dos horários de escolas e empresas é auto-boicotar seu potencial. É preciso flexibilidade de horário para você trabalhar e estudar no período em que tem mais energia para isso.
Mas uma sociedade que adota um modelo flexível de tempo é uma mudança cultural. E isso leva tempo. O que você pode — e deve — fazer é descobrir que horas produz melhor e dividi-las da forma que mais faça sentido para sua rotina.
“O reconhecimento da igualdade entre cronotipos (pessoas com hábitos diferentes) é um direito humano básico para navegar dentro de seu próprio cronotipo biológico humano individual. — Till Roenneberg”
Entender em que período você funciona melhor pode ser a resposta para tirar ideias do papel, aumentar a produtividade, desenvolver uma rotina satisfatória, ou simplesmente ter uma vida mais saudável.
Procure ser criativo com as maneiras com que você utiliza seu tempo. Não deixe que convenções sociais sejam um limite para alcançar o que deseja. Conheça os seus hábitos e comece a trabalhar de maneira mais inteligente a partir de hoje.