Uma boa estratégia é o grande diferencial do seu negócio.

Publicado em 04 de março de 2021

Sabia que as empresas que alcançam grande visibilidade e relevância no mercado possuem um grande aliado? É a estratégia, que surge como fator de fundamental importância para o sucesso organizacional. Confira nosso conteúdo e tenha sucesso!

 

Uma ressalva é que as estratégias devem ser adotadas em todos os setores da empresa, para que efetivamente haja um crescimento equivalente em todas as áreas da organização.

Muitas organizações nos dias atuais executam suas atividades sem qualquer planejamento estratégico: onde querem chegar, o que querem alcançar ou até mesmo o que será feito.

 

O que é estratégia?

 

Chega junto e vamos entender esse conceito.

 Na sua origem, a palavra estratégia estava estritamente relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, como um general, por exemplo.

Mais tarde, passou a ser mais abrangente, sendo que atualmente a estratégia está relacionada com a vertente militar, econômica, psicológica e política da preparação para a defesa de um país contra uma determinada ameaça.

A palavra estratégia tem vários significados e é um conceito que está presente em vários contextos, sendo por isso difícil a sua definição. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é estipulada para ultrapassar algum problema, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia e esperteza.

 

Diferenciação nos negócios

 

Agora vamos lá, como as estratégias podem ser aplicadas aos negócios?

No contexto organizacional, o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da empresa.

Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que têm como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua. A estratégia de marketing pode levar ao sucesso ou fracasso de uma empresa, porque ela pode criar oportunidades interessantes que fomentam o crescimento e a rentabilidade da empresa.

 Em um mundo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas tenham uma boa estratégia competitiva e corporativa. A estratégia competitiva é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias. Este tipo de estratégia pretende conferir vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes.

 

Definição de uma boa estratégia

 

 Uma área importante na estratégia empresarial é a capacidade de definir metas. As metas SMART se referem a uma metodologia de definição de metas consagrada. Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas ​​para maximizar suas chances de alcançá-las.

Em vez de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes, a configuração das metas SMART criam trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.

Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART. Caso você esteja se perguntando, o método SMART é um acrônimo que significa:

  • “Específico”;
  • “Mensurável”;
  • “Atingível”;
  • “Relevante”;
  • “Temporal”.

Cada letra da sigla identifica um componente essencial da definição efetiva de metas. Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Assim, você poderá usar esse conceito para a definição de objetivos SMART no planejamento estratégico de sua empresa.

“S” – Specific (Específico)

Quando existem objetivos de negócios parecidos com algo como “ganhar mais dinheiro” ou “vender mais”, eles raramente são atingidos.

Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Você precisa identificar o resultado desejado e direto de cada meta.

Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente definido. Não deve haver ambiguidade sobre elas em qualquer nível da hierarquia da empresa.

A maneira mais fácil de fazer isso é responder perguntas como:

  • O que você quer alcançar?
  • Por que você quer isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
  • Quando você pretende realizá-lo?

 

“M” – Measurable (Mensurável)

Se o seu negócio está estagnado, pode ser porque os objetivos que você está definindo não são mensuráveis ​​ou concretos.

Por exemplo, a meta de trabalhar mais em determinado projeto é muito mais vaga do que uma que estipula trabalhar 30 minutos a mais por dia nesse projeto.

Coletar e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta.

Nesse exemplo, fica muito mais fácil medir e saber se está conseguindo alcançar a meta, superá-la ou se está ficando abaixo dela.

Essa abordagem mensurável para estabelecimento de metas separa os objetivos SMART de objetivos aleatórios.

 

“A” – Attainable (Atingível)

Ao descobrir o que é meta SMART, automaticamente você achou que iria transformar seu empreendimento em um negócio altamente lucrativo da noite para o dia?

Embora não seja totalmente impossível, já que as metas SMART são realmente poderosas, é preciso conhecer mais algumas características.

Uma delas é: as metas precisam ser atingíveis.

Objetivos atingíveis são aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis para você.

Definir metas inatingíveis pode desmoralizar os colaboradores da empresa quando eles não conseguem alcançar esses objetivos.

Por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode proporcionar um aumento de confiança.

Depois de atingir um objetivo, aí sim, defina uma barra mais alta para o próximo.

 

“R” – Relevant (Relevante)

Nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado.

Por isso, se qualquer um desses critérios se aplicar, pode ser sensato evitar essa meta.

Por exemplo, em meio a uma crise econômica marcada por menores gastos do consumidor, pode não ser o momento ideal para introduzir um novo produto, de alto custo.

Assim, ter essa consciência da relevância das metas, ajudará você a se manter à frente das tendências e se destacar dos concorrentes.

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para seu negócio.

 

“T” – Time based (Temporal)

Ao definir metas SMART, atribua um prazo limite para a obtenção delas. Por exemplo, defina uma meta de aumentar suas vendas totais em 10% até o final do ano.

Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta.

Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.

 

Curtiu o conteúdo? Vem com a gente nessa e acompanha os próximos artigos

Voltar ao blog