Transformação Digital não é modinha!
Muitas vezes pensada como solução a ser utilizada unicamente pelos operadores de TI, a transformação digital é para todos! Da padaria à fazenda, é tecnologia aplicada aos negócios!
Para quem é a Transformação Digital?
Qualquer mercado pode ser melhorado com a tecnologia. Cada vez mais comum no plano estratégico das empresas, a transformação digital vem mudando a visão de empreendedores que já entenderam que ela não é uma modinha: ela veio para ficar.
A transformação digital nas empresas é muito mais uma consequência de um BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO que enxerga OPORTUNIDADES em novidades tecnológicas do que adotar softwares ou aplicativos da moda.
A transformação digital nas empresas é um processo que se inicia fora delas. Assim, quando alguma nova tecnologia surge e de alguma forma cria-se uma oportunidade que pode gerar uma vantagem competitiva para o negócio, tem início o processo de transformação digital.
É de agora? De onde ela vem?
Primeiramente é importante saber que somos seres tecnológicos. Nossas roupas, a energia elétrica ou as telecomunicações são tecnologias já inseridas em nosso dia a dia, mas que sim: causaram espanto quando chegaram. A transformação digital vem das pessoas. Desse movimento sócio-tecnológico, dessa vontade nossa de se adaptar ao meio.
A escala de mudanças aumenta com a velocidade dada pela tecnologia: O seu celular tem mais de 100.000 vezes o poder de processamento do computador que ajudou a pousar o Homem na Lua há 50 anos. Estamos indo rápido demais, não é?
Como investir em Transformação Digital?
O principal ganho da transformação está em fazer o básico, o que realmente irá otimizar seu negócio. Não é só usar palavras bonitas como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual. É usar de tecnologia para alcançar resultados de negócios.
Também não é só colocar as coisas na internet (site, blog, ecommerce) e achar que entrou para a transformação. Tem que ser bem pensado e ter propósito. É uma mudança cultural, entender que qualquer mercado pode ser melhorado com tecnologia, alguns exemplos:
Na Agricultura
Nas fazendas os tratores já andam sozinhos com a ajuda da Internet das Coisas, sensores informam quando está propício para plantio e o sistema de irrigação é totalmente automatizado.
No Marketing
Sofremos uma reviravolta. O cliente tem o poder nas mãos com seus celulares pesquisando que empresa entregará a melhor performance. São eles os formadores de opinião. E por isso o seu produto e serviço pode ser vendido ou não.
Qual o ganho?
– Para melhorar o relacionamento com o cliente – temos um novo perfil de consumidor, todos com o celular na mão.
– Empoderar funcionários – atrair talentos (flexibilidade em horários contando com tecnologia).
– Otimizar operações – melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes.
– Transformar produtos e serviços- empregar inovação e oferecer para novos modelos de negócios.
A Transformação Digital nunca estará pronta. A renovação é permanente, incansável e na velocidade da capacidade humana em se adaptar. A empresa estará sempre em momento de experimentação, o que já terminou já é obsoleto!
Ainda há um percurso longo a caminhar até perceber que o mercado está praticando transformação digital de forma séria, com investimentos e dedicação de tempo necessários. Porém temos um norte a perseguir e chegaremos lá!
E a sua empresa? Vamos se transformar digitalmente? Nos conheça mais nas redes sociais da Caixa Amarela.
Emanuela Albuquerque
Fundadora da Caixa Amarela Negócios Inspiradores. Administradora, MBA Gestão Empresarial FGV/SP. Especialista em Inovação e Gestão Sustentável. Prêmio Primeiro Lugar Ashoka/McKinsey de Plano de Negócios. Foi consultora do Instituto Akatu e da BOVESPA Social.
Postado por GuardeBem