Guarde bem essa ideia: sua Marca marca

 

Sua Marca marca.

Na hora de empreender são tantas as preocupações que muitas vezes deixamos de priorizar a principal personalidade da nossa empresa: a marca. Um nome criativo, um símbolo rabiscado com a ajuda de um amigo prestativo, cores que são da nossa preferência. Pronto. Já temos uma marca.  

Beleza. Isso é uma marca. Mas será que isso é tudo? O que faz uma marca ser relevante? O produto de qualidade que você oferece ao mercado? A sua força como empreendedor? A satisfação do seu cliente? O seu diferencial em relação à concorrência? O sorriso de bom dia do seu recepcionista? O e-mail bem escrito da sua gerente comercial? A equipe motivada e bem treinada?

Aposto que você vai responder que é tudo isso junto e misturado. Errado! O que faz a sua marca ser relevante é algo muito mais óbvio. O que faz a sua marca relevante é o que sempre te marcou, aquilo que te fez empreendedor, aquilo que um dia foi vontade e hoje é  PROPÓSITO.

Pronto, lá vem ela com a palavra da moda. Agora todo mundo só fala em propósito. Parece moda mesmo e, pode até ser que seja*. Dê o nome que você quiser a “isso”: propósito, objetivo, impulso, o porquê, desígnio, intenção, destino, intuição, compromisso.  Só não deixe de posicionar a sua marca ao seu “propósito”.

E aquelas coisas todas que são importantes? O cliente, o concorrente, o produto, o treinamento, a qualidade? Essas importâncias todas precisam de atenção sim. Elas formam a identidade da sua marca, a personalidade do seu produto, a sua proposta de valor, ou seja, o seu posicionamento. Mas isso é assunto para outro texto. Por enquanto, guarde bem essa ideia: olhe para a sua marca e descubra se ela marca.  Ah… e sobre o design, a logomarca, chega de improviso, né? O mercado está cheio de bons profissionais. Não marque bobeira.

 

* Se você acha que o conceito de marca com propósito é um modismo, sugiro que você leia esse conteúdo: http://www.anacouto.com.br/tip/

 

Deixe uma resposta

Responda *