Planejamento Financeiro é realmente necessário?

Publicado em 02 de setembro de 2020

A pandemia de covid-19 evidenciou um problema antigo de muitas empresas brasileiras: a falta de planejamento financeiro. Para além dos tempos de crise, é fundamental procurar formas de colocar tal planejamento em prática, seja por meio de pesquisas e sondagens ou com o auxílio de plataformas de gestão financeira.

Durante a crise, micro e pequenas empresas mostraram maior desgaste frente aos problemas evidenciados pela pandemia. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF), em estudo feito entre abril e maio de 2020, 45% dos gestores participantes afirmaram sentir dificuldades para definir novos rumos frente à pandemia.

Além disso, 15% dos negócios familiares enfrentaram conflitos em momentos de tomada de decisão. Por outro lado, 40% dos respondentes alegaram ter adotado uma conduta rápida e com alinhamento. Os dados foram divulgados na pesquisa Enfrentamento da Crise nas Empresas Familiares da Serra Gaúcha.

 

RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS TENDE A ACONTECER DE FORMA INDEVIDA EM 95% DAS EMPRESAS

Um dos pontos que pode influenciar negativamente a gestão financeira de micro e pequenas empresas é o recolhimento de impostos. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 95% das empresas do Brasil recolhem seus impostos de forma indevida e, por isso, acabam pagando valores mais altos que o necessário.

 

GESTÃO FINANCEIRA É FUNDAMENTAL 

A gestão financeira é fundamental para a manutenção e consolidação dos negócios. Dessa forma, é preciso pensar para além do básico “sobreviver à crise”, já que, nesse processo, muitas empresas acabam definhando, e mesmo os sobreviventes seguem sofrendo com hábitos ruins na gestão do caixa. O assunto é complexo, e somente um bom gerenciamento financeiro pode trazer equilíbrio e inteligência à organização.

Os pequenos e microempreendimentos devem levar em consideração que a liquidez (capacidade de cumprir obrigações tributárias dentro do prazo de vencimento) não depende de bons resultados; ou seja: mesmo uma empresa com lucro contábil pode ter sérios problemas, e até quebrar. Assim, especialmente em tempos de crise, a gestão financeira é indispensável em todos os setores de empresas, uma vez que, nessas circunstâncias, há maior probabilidade de o caixa ser afetado.

 

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCONTRAM EM PLATAFORMAS DE GESTÃO FINANCEIRA A MELHOR SOLUÇÃO PARA CRISES

O mercado exige que empresários de todos os setores e portes tenham um alto nível de controle sobre as finanças de seus negócio, principalmente durante crises econômicas, as quais trazem ainda mais complicações às empresas. Por isso, a plataforma de gestão financeira tem sido vista como uma solução ideal para aqueles que precisam de acompanhamento especializado.

Além do gerenciamento financeiro com objetivos contábeis, a conciliação também é muito importante para a saúde das empresas e processos de tomada de decisão – particularmente no que concerne ao orçamento empresarial –, permitindo a elaboração de avaliações de tendências sobre o futuro do negócio.

 

Fonte: Universo de Negócios

Postado por GuardeBem

Voltar ao blog