Como ser mais produtivo no Home Office: 5 dicas comprovadas
Descobrir como ser produtivo pode ser um empecilho para quem quer trabalhar home office, mas sente que seu tempo é insuficiente dia após dia. Veja um case que revela dicas poderosas de produtividade no seu trabalho em casa!
Roberto tem 27 anos, tinha uma filha pequena, que deixava com a babá durante o dia, e trabalhava em uma empresa multinacional, mas sentia que todo o seu esforço era jogado fora.
Ele não ganhava mais dinheiro por todo o trabalho que fazia, não tinha reconhecimento e, todos os dias, sentia que sua carreira estava fadada à estagnação.
Certo dia ele decidiu que iria empreender e trabalhar com sua vocação. Ele conseguiu. Mas só tinha um problema: por causa das finanças, ele precisava ficar com sua filha em casa e trabalhar em seu projeto ao mesmo tempo.
Com um tempo, o que era um desejo se tornou uma dor de cabeça. Afinal, ele era inteligente e esforçado, mas não fazia a mínima ideia de como ser mais produtivo no trabalho sem afetar sua vida pessoal e vice-versa.
Hoje, Roberto é um empreendedor de sucesso e deve toda a ascensão a essas simples dicas de como ser mais produtivo, mesmo trabalhando com home office. Vamos compartilhar com você agora!
1. Cuide da rotina
Um dos principais motivos de Roberto gostar do trabalho Home Office era por causa dos horários flexíveis, mas isso se tornou um problema depois. Afinal, qual é o tempo ideal de trabalhar e dar atenção para a família? Como separar isso?
A solução foi uma mudança simples na rotina. Não é necessário acordar tão cedo, você não vê os bilionários procurando acordar mais cedo a todo custo.
Pelo contrário: você precisa considerar o seu relógio biológico. Independente do que a sociedade diz, não existe um padrão de sono para todas as pessoas e você precisa acordar em um horário que lhe permita seguir essa jornada, mas sem privar o sono.
De acordo com esse estudo, a privação do sono faz com que você cometa erros graves e diminui a sua produtividade. Então, vá de acordo com o seu relógio biológico e decrete uma quantidade de horas necessárias para que o seu trabalho seja feito com satisfação.
Dessa maneira, você não precisa acordar de madrugada, mas apenas encaixar sua rotina dentro desse tempo disponível. Para descobrir como ser mais produtivo com essa dica, é importante se planejar, o que nos leva ao segundo passo.
2. Elimine as borboletas mentais
Imagine a seguinte situação: você está tentando, a todo custo, focar e fazer uma tarefa, mas vários pensamentos te atrapalham e te impedem de se concentrar no trabalho.
Isso é uma borboleta mental. É um pensamento que ‘voa’ na sua cabeça enquanto você está tentando ser mais produtivo e terminar a sua tarefa.
Roberto passou por isso. Enquanto ele tentava fazer suas vendas online, lembrava que tinha que preencher o catálogo e criar novos anúncios. Era tanta coisa! Como lidar com isso e descobrir, na prática, como ser mais produtivo?
O ideal é anotar todas as suas tarefas à noite, antes de dormir. Assim, você pode definir o que vai fazer no próximo dia dentro de cada período do seu dia.
Dessa maneira, você consegue se concentrar nas tarefas sem se preocupar em ‘esquecer’ uma outra área, porque ele já vai ter seu tempo definido. E isso nos leva ao número 3!
3. Tome cuidado com as emergências
Um dos problemas mais comuns com quem trabalha home office e está procurando como ser mais produtivo é: tarefa de emergência. Anote, essa é a inimiga da sua produtividade.
Imagine que você está com todo o seu dia estruturado e tarefas marcadas para cada horário. Assim que surgir uma tarefa emergencial, você vai deixar de fazer o programado e atrapalhar seu cronograma.
É impossível descobrir, na prática, como ser mais produtivo se você estiver sempre ‘apagando incêndios’. A pressão de trabalhos não programados vai tirar boa parte da sua energia e atrapalhar sua programação.
Tudo bem, sabemos que existem urgências e que, muitas vezes, elas são importantes para o bom funcionamento do seu trabalho, mas a dica é planejar mais do que remanejar tarefas.
Dessa maneira, você consegue aproveitar seu tempo ao máximo e ainda fazer seu trabalho com a maior qualidade possível, sem o estresse de prazos curtos.
4. Use a técnica do Pomodoro
Para quem trabalha home office e busca como ser mais produtivo todos os dias, uma das dicas mais preciosas é a técnica Pomodoro, criada em 1980 por Francesco Cirillo, um universitário italiano da época.
A ideia da técnica é bem simples, mas poderosa, para aumentar a produtividade e o gerenciamento de tempo.
Funciona assim: 25 minutos de foco apenas no trabalho e um intervalo breve de 5 minutos, para fazer qualquer outra coisa que não tenha relação alguma com seus negócios.
Não precisa ser necessariamente esse horário. Você pode anotar suas tarefas (seguindo o passo 2) e definir o tempo necessário para cada uma; ao completar totalmente uma tarefa ou até mesmo se fizer 50%, tira um descanso merecido para ver um episódio de série ou alguma atividade física, por exemplo.
Atualmente, a Roberto usa 1 hora de produção, depois para e vai tomar um café no nosso lounge do coworking GuardeBem por uns 15 minutos ou conversa com alguns de seus colegas que também compartilham o espaço de trabalho.
5. Dê um passo de cada vez
Um dos principais problemas de como ser mais produtivo trabalhando em casa é que não existe uma supervisão. Por isso, as distrações podem acabar com o seu tempo, literalmente.
Seja um pensamento, um jogo, um episódio a mais daquela série, algumas tarefas com os filhos, ou quaisquer distrações que te impedem de ter um dia com vários itens riscados da sua checklist.
No caso do Roberto, como você bem sabe, ele tinha uma filha pequena e precisava cuidar dela em casa, enquanto trabalhava. A solução foi anotar cada tarefa e em qual tempo ele poderia fazer cada uma, considerando o tempo de banho e refeições dele e da filha.
As tarefas mais complicadas, ele fazia à noite, assim que colocava a filha para dormir. Assim, ele se concentrava 100% naquele tempo e depois ia descansar com a sensação de dever cumprido.
O que isso tem a ver com a ideia de como ser mais produtivo e qual é a relação com dar um passo de cada vez? Simples: faça as coisas no seu tempo.
Além de respeitar seu relógio biológico, como falamos no passo 1, também use os tempos livres ao seu favor, tudo com calma.
Não se atropele e não se estresse se você não consegue fazer as tarefas todas de uma vez só; persista e você vai ver sua produtividade aumentar, assim como aconteceu com o Roberto.
Como ser mais produtivo [bônus]: use um espaço próprio para o trabalho
No próximo conteúdo, você vai ver outras dicas de como ser mais produtivo, mas precisamos te contar a verdade agora: você precisa de um espaço adequado para trabalhar.
Se você trabalha home office e, diferente do Roberto, não precisa trabalhar em casa, aconselhamos que você separe os locais: trabalhe em um lugar e descanse em outro.
Sua casa é um ambiente para relaxar, descansar e recarregar as energias. Ao trabalhar no mesmo local em que chama de lar, é possível que você acabe confundindo os horários e se estresse mais que o normal.
O principal vilão do home office pode ser resolvido com o Coworking
Este estudo do banco Aldemore mostrou que 39% das pessoas que trabalham em casa se sentem solitárias e 17% não têm controle sobre a própria vida.
O coworking é um espaço de trabalho compartilhado, que considera tudo o que é necessário para descobrir como ser mais produtivo em trabalho remoto: qualidade, conforto, psicologia das cores, área de descanso e outros profissionais.
Dessa maneira, resolvemos os 2 principais vilões do trabalho home office:
– Trabalhando no Coworking GuardeBem, você conta com outros profissionais para conversar e não se sente solitário – além de conseguir estabelecer networking, importantíssimo para fechar novos negócios.
– Aqui no Coworking GuardeBem, você vai ter um espaço próprio para trabalhar, garantindo que a sua casa seja apenas o que deveria ser: o seu lar. Você descansa, mas pode contar com uma infraestrutura de grande empresa para trabalhar nas horas definidas.
De acordo com o mesmo estudo, 93% amam ser seus próprios chefes. Preserve esse sentimento, mas cresça ao mesmo tempo com essas dicas de como ser mais produtivo.
Saiba que estamos aqui para o que precisar! Você pode conferir outras dicas que o Roberto usou para a produtividade no nosso próximo artigo. Enquanto isso, pode falar com nosso especialista.