Como as grandes empresas se consolidaram no mercado

Publicado em 25 de abril de 2021

Como as grandes empresas se consolidaram no mercado? Não é segredo que se consolidar no mercado é uma tarefa difícil para os empreendedores, exige uma série de diferenciais, posicionamentos e uma estratégia muito bem consolidada no âmbito organizacional. Por isso, vamos entender melhor como as grandes empresas que conhecemos hoje se concretizaram no mercado e passaram a ter um resultado muito maior.

 

Vale ressaltar, que o planejamento e estratégias utilizadas pelas grandes marcas possuem estudos, que perpassam a eficácia dessas ações no contexto empresarial. Além disso, possuem um horizonte de resultado de médio e longo prazo, ou seja, é uma transformação percebida com o tempo, aplicação adequada do plano e melhora nos processos durante o tempo, como todo bom planejamento deve ser.

 

Adesão das tecnologias e meio presença no meio digital

 

Sabemos que aos poucos nossa sociedade foi se digitalizando e adentrando no meio das plataformas digitais, é quase inimaginável pensar como seria um mundo sem essas tecnologias e a internet. Para as empresas aconteceu da mesma forma, a utilização das novas tecnologias para facilitar e tornar mais práticos os processos que anteriormente eram manuais foi um dos pontos de inflexão das organizações. 

 

A inteligência artificial é um dos principais agentes de transformação do mercado, pois ela possibilita máquinas a resolverem problemas, aumentar a produtividade e tornarem processos mais ágeis. Um exemplo são as fábricas de montagem de carros, que contam com máquinas de alta capacidade, e programadas com inteligência artificial para realizarem as montagens. 

 

O uso dos dados também é um dos princípios usados pela inteligência artificial para tornar processos mais práticos e entenderem diversos comportamentos a partir do processamento dos dados. As recomendações de filmes e séries na página inicial da Netflix, são exemplos de como a inteligência artificial utiliza nossas preferências para categorizar nossos gostos e facilitarem a tomada de decisão. 

 

A utilização dos meios digitais foi a grande sacada usada pelas empresas para tornarem as marcas mais visíveis para os consumidores, visto que, grande parte desses estão no meio digital, o que facilitou processos de vendas, pós venda, atendimento ao cliente, marketing e outros.

 

Considerando o momento atual de pandemia essa adesão ficou ainda mais evidente, ao ponto de que as empresas que não conseguiram realizar essa transição fecharam as portas e ao mesmo tempo empresas com o dobro ou triplo de faturamento que tinham anteriormente, explorando da melhor forma esses meios.

 

Cultura de inovação

 

As organizações atuais para conseguirem ganhar vantagem competitiva em todos os aspectos da organização, buscam diferenciais que possibilitem esse feito. Essa ideia de inovação dentro das empresas é uma tarefa complexa, visto que é uma cultura a ser implementada em todos colaboradores da empresa, é necessário que estrategicamente seja planejada a disseminação desse conjunto de hábitos e valores que promovem a criatividade para os envolvidos, e até que ponto a organização prioriza a inovação em seus processos. É interessante lembrar que a cultura de inovação não deve ficar restrita a apenas uma área, mas ser passada para todos os níveis da estrutura. 

 

Um exemplo de empresa que promove fortemente sua cultura de inovação é o Google, empresa multinacional de serviços online e software. Eles proporcionam aos seus colaboradores ampla flexibilidade, autonomia e diversas culturas de desenvolvimento, entre elas a da inovação, com áreas de descompressão em suas unidades físicas, hábitos e valores que provocam as pessoas a pensarem em soluções e resolvam problemas com agilidade e eficiência.

 

Priorização da necessidade dos clientes

 

Entender como seu cliente pensa, o que ele quer e o que ele precisa é essencial para a empresa ter sucesso na sua entrega de valor. Esse é um campo de estudo da área de comportamento do consumidor, cujo as grandes marcas utilizam de uma forma muito estratégica e estruturada com diversos setores de acompanhamento da jornada do cliente, sucesso do cliente, pesquisa de mercado, pós-venda, entre outros. 

 

O gestor da organização não deve colocar um produto/serviço no mercado por vontade própria e sim por identificação da necessidade dos clientes desse bem, ou seja, é de fundamental necessidade fazer pesquisas, observações e atender às sugestões dos clientes antes desse processo.

 

Posicionamento marcante para os consumidores

 

Por fim, e não menos importante, o fator posicionamento de marca perante seus clientes é onde eles perceberam se os valores da sua marca se alinham com os deles. Um exemplo claro é se sua empresa é responsável ambientalmente, socialmente e sustentavelmente, para para os consumidores que têm essas preferências obviamente irá se identificar com sua organização.

 

Outros consumidores, se encontram em empresas que defendem causas sociais e expressam sua postura para o mercado, mostrando assim a importância dos valores e propósito da empresa estarem claros e estrategicamente planejados.

 

A identidade visual e todas as ações que envolvam envolvimento com o cliente também são posicionamentos estratégicos e muito válidos das empresas, brincar com as cores e ter uma pregnância visual faz com que os consumidores lembrem primeiro da sua marca em detrimento de outra, ocasionando em liderança de mercado.

 

Então esse foi o conteúdo de hoje, gostaram? Então nos acompanhe nas redes sociais para outras novidades. 

Voltar ao blog