Aumente e escale suas vendas online com 5 dicas

Publicado em 15 de setembro de 2020

Os consumidores sempre foram exigentes, mas depois da pandemia a criticidade de quem opta por comprar pela internet aumentou ainda mais. Por isso, quem usa as vendas online, precisa ser mais criativo e usar maneiras práticas e rápidas de atrair o consumidor.

Chegou a hora. Sua empresa precisa reavaliar o modelo de negócio e descobrir de que maneira vai criar um relacionamento mais próximo com os clientes. 

Diversificação, facilidade, disponibilidade e praticidade são alguns dos pontos mais observados nas vendas online.

Dentro desse cenário global totalmente inesperado, (quase) tudo vai sofrer mudança e terá algum impacto, seja positivo ou negativo.

Apesar de estarmos em meio ao oceano de incertezas, ainda com pouco apoio de relatórios e projeções, uma coisa é certa: o comércio eletrônico está aumentando e só alavanca as vendas online quem usar de maneira inteligente esse novo comportamento do consumidor.

Para saber como escalar de vez suas vendas online e usar esse momento para se consolidar, continue até o final.

 

1 – Gestão faz diferença?

Investir na capacitação dos seus vendedores para que eles acessem as informações necessárias e as pessoas certas é fundamental para aumentar as vendas online – inclusive, essa dica é usada por grandes empresas com desempenho altíssimo de vendas.

Se você tem uma equipe de vendas, não deixe que eles façam todo o trabalho sozinhos. Eles têm essa capacidade? Sim. Mas você não deve deixá-los a mercê dos próprios anseios.

A verdade é que toda pessoa precisa de alguém para se inspirar, de uma personalidade que demonstre confiança, responsabilidade e que seja um exemplo a ser seguido; ou seja, um verdadeiro líder.

Você, como gestor, deve ser essa figura de apoio. Pode ter certeza que ao mostrar o seu olhar para os vendedores e oferecer um suporte sempre que necessário, suas vendas online vão deslanchar.

 

2 – Treine: conhecimento é tudo

Muita gente torce o nariz para o que vou falar aqui, mas é a pura realidade: não tem como aumentar as vendas online se os representantes / vendedores não forem desenvolvidos.

Sim, sabemos que isso “custa” tempo e, consequentemente, dinheiro. Mas a verdade é que esse investimento é decisivo para aumentar suas vendas online a partir de agora. 

Desenvolver representantes comuns para se tornar super vendedores precisa de treinamento e uma motivação muito grande.

Por esse motivo, separar um tempo antes do trabalho para motivar os vendedores, criar dinâmicas em grupo, treinar os representantes sobre características e benefícios dos produtos e estar sempre próximo para tirar dúvidas são algumas das atitudes de um gestor que deseja, de fato, aumentar as vendas online.

Uma das maneiras mais interessantes de fazer esse treinamento com sua equipe é também investir seu tempo de forma individual, trabalhando e desenvolvendo cada vendedor de acordo com suas facilidades e dificuldades.

Por exemplo: se o seu vendedor é ótimo na etapa de geração de leads, mas quase nunca consegue fechar um negócio, ele precisa ser desenvolvido com técnicas de fechamento. De repente, ele não sabe como seguir para a etapa final da venda e precisa de uma ajuda sua.

 

3 – Valor x preço

Preço é o que você paga, valor é o que você leva – Warren Buffett

Apesar de ser um assunto muito discutido nas vendas online e físicas, muito empreendedor ainda não sabe a diferença entre valor e preço (inclusive, falamos sobre isso em um post no Facebook)…

Valor e preço não são sinônimos; cada um tem um significado e aplicabilidade diferente, que pode ser determinante para aumentar suas vendas online.

O preço é o dinheiro que seu cliente desembolsa por um produto ou serviço. É ele que fica estampado na etiqueta e ainda é definido por você ao considerar diversos custos fixos e variáveis envolvidos no seu processo de vendas.

O valor é mais subjetivo, porque é dado totalmente pelo cliente, ao avaliar o benefício do seu produto e qual a experiência que terá ao desfrutar da compra.

Geralmente, o valor é definido por uma motivação individual e particular que tenha ligação com o produto ou serviço que você vende.

“Bom, esse relógio já é velho, mas eu não o vendo nem dou a ninguém, porque era do meu avô” – isso é valor.

Existem maneiras infalíveis de despertar o valor no seu cliente em vez de apenas mostrar o preço; elas são essenciais para aumentar as vendas online. Se você quer saber como, deixa um comentário pedindo e nós fazemos esse conteúdo pra você (é só nos avisar).

 

4 – Os processos precisam de revisão?

Sempre digo aqui na GuardeBem com os meus clientes e parceiros que um dos pontos mais importantes, que determinam o fracasso ou sucesso da empresa, é a estruturação dos processos.

Inclusive, foi por esse motivo que eu decidi oferecer o apoio administrativo para os meus clientes; sei que nem sempre é fácil organizar todos os processos de vendas e gestão.

Porém, processos internos bem alinhados e otimizados para funcionar sem surpresas estão diretamente ligados às suas vendas online (por mais que não pareça).

Isso porque, quanto mais o seu processo for desorganizado, menor será o tempo que você e seus vendedores terão para fazer o que realmente importa: vender.

E já vamos desmistificar um ponto aqui: vender leva tempo. Então, processos burocráticos e, obviamente, comerciais estão diretamente ligados a mais foco em vendas online.

Se você ainda não usa processos comerciais e não estruturou toda a burocracia necessária para sua empresa funcionar, recomendo que faça isso o quanto antes.

Se você já tem processos comerciais e burocráticos definidos, revise-os agora e veja quais deles estão te impedindo de aumentar suas vendas online.

 

5 – Quem é sua concorrência

Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda – O Poderoso Chefão

Vamos parafrasear aqui e dizer: “Mantenha seus clientes por perto e seus concorrentes mais perto ainda”. Qual o sentido? Vou explicar…

É comum ver empreendedor levando a concorrência pro lado pessoal e fazendo como político em época de eleição: em vez de focar na solução que tem a oferecer, apenas ataca a concorrência.

Não faça isso. Concorrência é bom para os negócios e você pode (e deve) usar isso ao seu favor, mas de forma inteligente.

Por isso, a dica é conhecer a fundo os seus concorrentes. Pare um tempinho de trabalhar e pesquise TODOS os seus concorrentes; pegue um papel e uma caneta e comece a anotar quais os pontos fortes deles e quais os pontos fracos, aqueles em que eles deixam a desejar.

Agora sim você está preparado para alavancar suas vendas online: você vai traçar estratégias e tirar ideias que nem imaginava apenas com essa pesquisa, porque vai ter a oportunidade de encontrar os diferenciais que pode trabalhar.

Fazendo isso, seu produto ou serviço se torna mais completo e supera seus concorrentes. Isso significa uma coisa: você consegue ir além de preço e entregar valor, atingindo a motivação mais profunda do seu cliente.

Então, para fechar esse tópico, aqui vai uma outra frase do filme O Poderoso Chefão: “Não odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento” – é só fazer um bom benchmarking que está tudo resolvido (está aí um outro tema que podemos falar).

 

Mais vendas online com logística e espaço de trabalho adequados

Algumas das soluções que também interferem significativamente nas vendas online são: frete para entregar os produtos e um espaço de trabalho adequado para ser mais produtivo e que não pese no bolso.

As soluções mais utilizadas para esses dois casos, respectivamente, são: self storage e coworking.

O Self Storage da GuardeBem possui localização privilegiada em João Pessoa e, por isso, você acaba investindo menos em transporte e ainda deixa sua logística mais prática.

Já o coworking diminui significativamente os gastos que você tem com infraestrutura própria para trabalhar, com um ambiente agradável, próprio para aumentar sua produtividade e ainda gerar novos negócios.

Quer saber mais? Fale com um especialista e saiba como podemos te ajudar a aumentar suas vendas online na prática.

 

Postado por GuardeBem

Voltar ao blog