Aumente e escale suas vendas online-Parte 2
Que a economia mundial vem sendo afetada pela pandemia, mudando os hábitos dos consumidores de forma revolucionária, você já sabe. Para muitos, isso significa um desafio ainda maior para aumentar as vendas online.
Mas talvez possa ser novidade o que o estudo da NZN Intelligence divulgou na pesquisa: 49% dos brasileiros pretendem reavaliar os gastos. Mas…
71% dos consumidores ouvidos afirmaram que vão aumentar o volume das compras online.
Enquanto o transporte público, grandes eventos, viagens, shoppings e cinemas estão caindo nessa época (até mesmo pelo fato de ter que evitar aglomeração), outros produtos, principalmente os vendidos online estão aumentando.
No artigo anterior, demos dicas de como aumentar as vendas sendo um bom gestor, motivando a equipe e reestruturando processos. Hoje, vamos falar sobre o seu cliente.
Como aumentar as vendas usando os anseios do seu próprio cliente como recurso? Vou te mostrar a partir de agora. Vem comigo!
1 – Experiência e Sucesso do Cliente
96% dos entrevistados afirmaram que atendimento ao cliente é muito importante na hora de escolher se tornar leal a uma marca – Relatório Global da Microsoft
A ideia de Customer Success (ou Sucesso do Cliente) está crescendo cada vez mais. Ela é uma estratégia que serve para otimizar a entrega de valor para os seus clientes.
Aplicar essa estratégia significa se basear em estatísticas, métricas e dados para direcionar as ações de Marketing.
Este conceito é tão importante que as empresas têm criado departamentos focados nessa estratégia, para aumentar as vendas online e físicas.
Algumas das atitudes tomadas ao investir em sucesso do cliente são: manter as linhas de comunicação sempre abertas e também antecipar os problemas que o cliente pode enfrentar.
O objetivo de usar essa estratégia é criar um cenário ideal para os clientes, em que eles saem completamente satisfeitos com sua marca e alcançam tudo o que mais desejavam com esse seu produto ou serviço.
Ou seja, de forma simples: Customer Success é um trabalho feito para que os consumidores tenham sucesso ao comprar o seu produto ou serviço – isso, consequentemente, vai aumentar as vendas online e presenciais.
Uma dica importante também pode ser: facilite o entendimento dos vendedores com soluções personalizadas, diminuindo também o tempo de resposta.
2 – Céu ou inferno? As pessoas compram por 2 motivos
Esse simbolismo de “céu ou inferno” na verdade significa os dois caminhos que alguém toma uma determinada atitude (nesse caso, a compra), que são:
1 – Céu: para se sentir bem, por prazer.
2 – Inferno: para se afastar do problema, por dor.
Esse conceito, inclusive, é bem usado em Marketing, com o objetivo de persuadir (sempre no bom sentido) os clientes a serem compradores assíduos de uma marca.
Para tudo o que fazemos, seja envolvendo dinheiro ou não, essas duas emoções nos guiam. Por exemplo…
Você vende pílulas de emagrecimento. O seu cliente (geralmente o público é feminino) pode comprar por duas razões e você pode instigar qualquer uma ao tentar vender online:
1 – Ela quer recuperar a autoestima, se sentir linda novamente, vestir aquele vestido em que se sentia bem; ela quer ser olhada e desejada; mais que isso, ela quer olhar para o espelho e se aceitar. – essa pessoa está comprando pelo prazer.
2 – Ela sente dores insuportáveis no corpo; não aguenta mais dar 2 passos e não conseguir suportar o peso do corpo; ela está desenvolvendo problemas sérios de saúde (diabetes, hipertensão, obesidade); ela não cabe mais em nenhuma roupa; ela não consegue mais olhar para o espelho e se reconhecer, ela se sente mal. – essa pessoa está comprando pela dor.
3 – Quem é seu cliente
72% dos consumidores esperam que os vendedores conheçam seus históricos de compras e também os contatos anteriores – Relatório Global da Microsoft
Um dos principais erros dos empreendedores atualmente é começar um negócio sem conhecer o público e permanecer nele sem conhecer o cliente. Não é perder tempo, é investir.
Não é possível aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços se você não sabe para quem está vendendo, por quais razões ele compra de você, o que ele pensa sobre seus produtos e quais são as necessidades e desejos dele.
O problema aqui é que fazer um documento desse tipo demanda tempo ou, pelo menos, conhecimento prático do perfil; requer se atentar aos detalhes e sinais que os clientes dão que estão satisfeitos ou insatisfeitos com o que você entrega.
Além de identificar claramente quem são os seus clientes, com perguntas como:
- Idade
- Onde mora
- É homem ou mulher?
- Tem filhos?
- Quanto ganha?
- Qual a escolaridade?
- Quais são os possíveis hábitos de compra
- Quais produtos costuma comprar
É importante definir também algumas questões mais subjetivas, mas que podem te fazer enxergar mais claramente quais estratégias podem aumentar as vendas e quais vão fazer seus produtos afundarem. Como:
- Quais são os problemas dos seus clientes que você resolve com cada produto?
- Quais são os benefícios que os clientes ganham ao comprar cada produto?
- Quais são, provavelmente, os motivos dos clientes comprarem seus produtos além desses?
- Quais as características mais marcantes do seu produto?
- Quais as vantagens mais importantes do seu produto (ou seja, o que o cliente ganha ao comprar de você e não do concorrente)?
Só de fazer essa “simples” pesquisa, respondendo a todas as perguntas com sinceridade, você já consegue montar uma estratégia incrível para aumentar as vendas e convencer seus clientes a comprarem mais.
Ninguém cresce sozinho…
Antes de encerrar este artigo, não podia deixar de falar sobre esse conceito que eu gosto muito: o de crescer em conjunto.
Gosto tanto desse conceito e acredito tanto nele que criei a GuardeBem exatamente com esse propósito: formar uma comunidade em que todos se ajudam e se sentem bem para crescer.
Aumentar as vendas aqui na GuardeBem é mais fácil, já que toda a infraestrutura para guardar seus produtos e até mesmo espaço de trabalho do coworking são pensados e planejados para te fazer crescer.
Incentivo com voracidade o networking aqui e, além disso, dou todo o suporte com o nosso apoio administrativo; tudo isso porque quero que você cresça e muito!
Tenho orgulho de vários empreendedores que chegaram aqui e conseguiram avançar, aumentar as vendas, expandir os negócios e, ainda, otimizar os custos.
Se deixar, queremos fazer o mesmo por você. Para saber como, é só entrar em contato e vamos conversar e te ajudar a crescer!
Até breve.