A febre dos lockers
Com as vendas online ganhando mais relevância, as entregas passaram a ser desafiadoras para as empresas, principalmente nos centros urbanos.
A logística de entrega dos produtos é uma das maiores preocupações dos empresários de lojas online atualmente. Infelizmente, problemas com as entregas das mercadorias acabam sendo mais comuns do que deveriam — desvio, falta de rastreio, atraso ou até mesmo nunca chegar ao destino final.
O que é Locker e por que ele é importante?
O locker, que também é conhecido como “armário” ou “escaninho”, é mesmo um espaço que as empresas definem para que as mercadorias sejam depositadas e seus clientes possam retirá-las. Eles não precisam esperar que a encomenda chegue a sua casa, assim como o e-commerce não precisa estabelecer uma rota específica para a entrega de cada produto no endereço em questão.
Esse serviço é bastante utilizado pelo e-commerce, em que o cliente escolhe onde retirar a compra e, dessa forma, economiza no valor do frete. O consumidor pode retirar o item dentro de algumas horas ou outro tempo determinado, em um local pré-estabelecido, de preferência próximo de onde estiver.
Essa é uma forma eficiente de atrair mais clientes, uma vez que amplia o raio de entrega de transportadoras e evita perdas – roubos a cargas são corriqueiros nos centros urbanos e são uma parte do prejuízo das companhias e de reclamações dos consumidores. Em um mercado altamente competitivo, os líderes do varejo são aqueles capazes de realizar entregas de qualidade em até 24 horas.
Um novo mercado através dos lockers
Podemos afirmar que, com a junção de e-commerce e lojas físicas, além do aumento da presença da tecnologia nas ações cotidianas, o comércio precisa se adaptar às novas demandas desenvolvidas pelo consumidor 4.0 — e é o que ele vem fazendo.
Com o aumento exponencial no volume de envios, começaram a surgir atrasos, além da constante preocupação das pessoas com o contágio durante a entrega. Todos esses fatores contribuíram para que os terminais inteligentes de autoatendimento caíssem nas graças do consumidor.
A B2W terminou 2020 com 81 lockers instalados para clientes Submarino, Americanas, Shoptime e Sou Barato – mas prometeu 300 em 2021.
Os Correios também investiram nessa estratégia para melhorar sua malha logística. A empresa inaugurou o primeiro locker no Distrito Federal em outubro do ano passado, com planos de expansão para todo o país nos próximos anos.
E aí, você já conhecia o modelo de Lockers? Entendeu como funciona? Para continuar por dentro do mercado logístico, continue acompanhando o blog da GuardeBem.
Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os nossos serviços !