5 aplicações do Google para você trabalhar nas nuvens
Quando digo trabalhar nas nuvens uso a metáfora como adjetivo também, mas este post tem mais a ver com caminhos práticos para tornar seu trabalho mais organizado e ágil.
As nuvens no contexto das aplicações web e mobile nada mais são que servidores remotos e robustos onde diversos tipos de softwares podem ser executados por usuários sem a necessidade de sua prévia instalação num computador local. Toda ou a maior parte da execução ocorre de forma virtualizada, online.
O Google, como todo mundo sabe, é a maior empresa mundial de serviços web, de buscador a publicidade digital. Aliás, o Google hoje é só mais uma empresa de um grupo muito maior chamado Alphabet, criado em 2015 e ao qual o Google foi incorporado.
Selecionei cinco dentre as dezenas de aplicações que o Google oferece nas suas plataformas, considerando aquelas que podem fazer grande diferença no dia a dia do trabalho e negócios.
Google Keep
Um bloco de notas simples e em nuvem, o Google Keep é um dos produtos mais recentes do Google e ainda em processo de otimização. É bastante útil para quem trabalha se dividindo entre o computador, tablet e smartphone e que costuma usar muitos lembretes ou checklists.
A aplicação suporta notas de texto, notas de desenho ou imagem e caixas de seleção (checklist para controlar as tarefas a fazer e sinalizar as realizadas). O Keep pode ser usado tanto na versão web, no navegador (ou plugin no Chrome), quanto como aplicativo para Android e iOS (iPhone).
A vantagem é que em qualquer computador ou smartphone conectado à internet, basta estar logado para sincronizar todas as notas. Um recurso indispensável são as notificações de lembretes. Dessa forma, você estará sempre com total controle de suas tarefas e anotações.
As notas ou checklists podem ser compartilhadas com outros usuários de forma rápida, em apenas três passos. Outras opções são: enviar através de aplicativos como Whatsapp, mídias sociais ou mesmo e-mail; ou copiar para Documento Google, uma das aplicações da suíte Google Drive, que será abordada adiante.
Google Agenda
Também conhecida como Google Calendar, essa aplicação já é bem conhecida do público. Mas talvez não em toda sua potencialidade. Alguns recursos do Google Agenda são bastante indicados para quem trabalha com agendamentos, reuniões com clientes e eventos, por exemplo.
E não só! Você pode usar o Calendar para construir, armazenar, consultar e compartilhar o cronograma de seus jobs. É possível criar várias agendas dentro de uma mesma conta Google, como camadas sobrepostas num calendário que podem ser identificadas cada qual com um padrão de cores próprio.
A função de compartilhar é mais uma facilidade para quem precisa agendar tarefas coletivas como reuniões de trabalho. Você pode mandar convites para os pretensos participantes, que receberão e-mail e poderão confirmar através de um botão no próprio corpo da mensagem. Uma vez aceito o “evento”, este será automaticamente adicionado na agenda do convidado no dia e horário definidos na criação.
Também é útil o campo “adicionar local” para inserir o endereço onde a reunião ou evento será realizado. E, caso você não conheça as coordenadas, basta sacar o smartphone, abrir o evento na agenda e clicar no local para fazer a navegação pelo Google Maps ou Waze.
Os lembretes do Keep também são registrados na agenda com um símbolo de uma mão com um barbante no dedo, que remete à velha prática de algumas pessoas para se fazerem lembrar de eventos importantes.
Gmail com domínio
Para quem ainda não usa o serviço de e-mail do Google, não sabe o que está perdendo. Além de uma interface mais arrojada, apesar de parecer complicada para os iniciantes, o e-mail também apresenta uma série de recursos integrados, como a seção Contatos, sobre a qual falaremos a seguir, e as extensões que podem ser instaladas para agregar novas funções. Bons exemplos são o Boomerang, que permite agendar envios de e-mail, entre outras vantagens; e o MailTrack, que oferece rastreamento de seus e-mails enviados, dando feedback de quando os destinatários leram as mensagens.
Uma solução do Google é muito bem-vinda para profissionais e empresas que possuem domínio próprio na internet: por meio do Gmail For Work, você pode usar o Gmail como plataforma para e-mail personalizado para o seu domínio.
Contatos Gmail
Como falado anteriormente, dentro do Gmail existe uma seção especial para organização de contatos, não só endereços de e-mail, mas praticamente fichas cadastrais de cada uma das pessoas da sua rede de relacionamentos. Todos os dados salvos lá são sincronizados em smartphones Android logados na mesma conta Google. Assim, seus contatos passarão a ser exibidos automaticamente na sua agenda de celular.
O mesmo ocorre com os aniversários salvos, que passam a aparecer no Google Agenda de forma automática. O Google Now, que é acessado através da barra de busca do Google no smartphone, notifica os aniversariantes do dia. Uma ajudinha para a memória com certeza.
Os dados da seção Contatos podem ser exportados para uso no Outlook ou para aplicações de e-mail marketing como o MailChimp. O inverso também é verdadeiro; contatos podem ser importados para o Gmail a partir de outras fontes.
Google Drive
Para concluir nosso passeio pelas nuvens, vamos falar do famigerado Google Drive. Famigerado, porém em constantes atualizações de interface e otimizações de recursos.
Quem já ficou sem o Office, a suíte de aplicativos para escritório da Microsoft, certamente já deve ter recorrido ao Google Drive, que é uma espécie de Office da internet, nas nuvens, que possui programas similares ao Word (o conhecido Docs, ou Documento Google), Excel (Planilhas do Google) e Power Point (Apresentações Google). E ainda tem uma útil ferramenta de criação de formulário, que pode ser usada para vários fins, como aplicação de pesquisa ou até para provas online.
O Drive é um ótimo exemplo de soluções que funcionam na nuvem, sem que o usuário precise instalar nada em seu computador, desde que tenha um navegador, seja o Google Chrome, Firefox ou outro.
Algumas das grandes vantagens são: disponibilidade de arquivos em qualquer computador conectado à internet com navegador instalado ou mesmo smartphone; espaço de armazenamento gratuito, maior que o do serviço concorrente, o Dropbox; útil para trabalhos colaborativos, pois permite que seus arquivos possam ser editados a várias mãos simultaneamente.
BÔNUS: Formulário do Google – Modelo de Pesquisa de Opinião da GuardeBem