3 formas de encontrar locais usando seu smartphone
Às vezes estamos num lugar pouco conhecido, bate aquela fome e não sabemos quais opções de restaurantes e lanchonetes existem por perto. Outra situação é quando precisamos comprar algo com urgência ou encontrar uma lan house para fazer uma impressão, mas também não temos noção onde iremos encontrar estabelecimentos que tenham o que buscamos. Para nos ajudar a descobrir essas informações, eis o oráculo do nosso tempo: o Google.
Restaurantes? Bares? Pontos turísticos? Tudo isso o Google Maps, um dos serviços oferecidos pelo Google, apresenta para você. E mais… você pode contar com o aplicativo para seguir a direção certa até o lugar desejado. Mas ele não é o único. Além do Google Maps, que hoje está associado ao Google Meu Negócio, existe também o Foursquare, associado ao Waze, e o Facebook, que utiliza atualmente o Here Maps para geolocalização das páginas de locais e empresas.
Como encontrar locais e navegar no Google Maps
Usar essa opção é muito fácil. Acesse o app do Google Maps do seu smartphone ou tablet e dê um tap (pressione com o dedo) na barra de busca. Perceba que logo abaixo surgem alguns ícones. São justamente para facilitar sua pesquisa. Se precisa encontrar um restaurante, clique no primeiro; se o lugar que busca é um café, então vá na segunda opção; se é hora para uns drinks, o terceiro ícone indicará os bares da região; e, por fim, há o ícone que fornece informações sobre as atrações turísticas locais. Você também pode digitar diretamente na barra de pesquisa o lugar que está procurando.
Pelo próprio Google Maps, você pode fazer a navegação por GPS, com as devidas coordenadas de trânsito para quem está de carro. Ele também mostra o melhor caminho para quem está a pé e até mesmo indicações de linhas de ônibus e metrô nas grandes cidades.
Por exemplo, se você quer chegar até a GuardeBem usando o serviço do Google, basta pesquisar pelo nome da nossa empresa no próprio Google Maps e dar um tap no ícone de carro. Se precisar trocar a opção de transporte para ônibus, metrô, a pé ou bicicleta, é só escolher entre os itens que aparecem na tela seguinte, logo acima na barra azul. Para iniciar a navegação, dê outro tap na tela, agora no botão azul na parte inferior.
Usando o Foursquare além do check-in
A geolocalização é uma mão na roda para o Google e também outros serviços, em especial os de aplicativos móveis para smartphones e tablets, de modo que, em função dela, pode-se oferecer sugestões de valor para os usuários.
O Foursquare é outro serviço com geolocalização, criado com o objetivo de levar os andarilhos digitais a visitar estabelecimentos comerciais, registrar sua presença numa lógica de competição (o usuário mais frequente, com mais check-ins em determinado lugar, se torna o seu prefeito), além de avaliá-los ajudando na decisão dos potenciais clientes.
Uma coisa legal é que o usuário do Foursquare pode associar sua conta ao Waze, app de navegação por GPS bastante popular, e assim ter um pacote completo de informações de trânsito e estabelecimentos ao longo do trajeto.
Hoje, o Foursquare tem uma usabilidade bem melhor que antigamente e oferece busca por locais de forma bastante segmentada: café da manhã, almoço, jantar, sobremesa, vida noturna, compras, diversão, atrações e outros. O aplicativo apresenta na tela principal várias opções de estabelecimentos considerando a localização do usuário e recomendações de frequentadores. Além disso, é possível informar as preferências pessoais para ajudar o Foursquare a fornecer sugestões contextuais e personalizadas. Para isso, o aplicativo solicita: “Diga-nos do que você gosta”.
Além de avaliar e deixar dicas, o usuário pode também iniciar a navegação a partir do Foursquare, via Google Maps, Waze ou outro aplicativo de navegação por GPS instalado no dispositivo. Com um tap sobre o recorte do mapa, o Foursquare exibe informações detalhadas sobre o local ou estabelecimento. Outro tap no mapa e o Google Maps é aberto dentro do próprio aplicativo. Para iniciar a navegação, basta pressionar o botão “Instruções” e escolher o navegador GPS de preferência, que pode sim ser o Waze em vez do Maps.
Como achar locais próximos pelo Facebook
No Facebook, também existe a opção de visualização de locais próximos. Para acessar esse recurso no app, deve-se acessar o menu de opções (ícone com três barrinhas horizontais empilhadas) do lado direito e escolher “Locais nas imediações”. Perceba que são exibidas páginas de empresas com informações de distância, número de visitantes e avaliações de usuários representadas em estrelas.
Sua empresa no mapa
Para negócios de qualquer setor e segmento de atividade, esses serviços web e aplicativos para dispositivos móveis são grandes aliados. Eles ajudam a alavancar as empresas, uma vez que as inserem no mapa da cidade e as sugerem aos andarilhos digitais de acordo com seus interesses e recomendações de seus amigos. Assim, tais negócios tornam-se visíveis mesmo que não tenham um imenso e chamativo letreiro.
É importante ter sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, pois isso melhora sua apresentação nos resultados de buscas na web e também no Google Maps. No caso da busca por GuardeBem no Maps, como no exemplo citado no início, se em vez de dar um tap no ícone do carro, o usuário pressionar o dedo sobre o nome da empresa, serão exibidas informações complementares sobre a GuardeBem, as mesmas que estão cadastradas no Google Meu Negócio, incluindo fotos e comentários de clientes.
Vale a pena criar a presença online do seu negócio em plataformas com essas características. São inúmeras oportunidades por metro! E só há um caminho para o sucesso, que é pegar esse rumo e aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece.
* As telas utilizadas são screenshots dos aplicativos instalados e executados no Android 5.1 (Lollipop) em um smartphone Moto G.