Tudo sobre Lockers, os armários inteligentes
Com as vendas online ganhando mais relevância, as entregas passaram a ser desafiadoras para as empresas, principalmente nos centros urbanos
A demanda principal dos consumidores brasileiros passa por quatro pilares: preço, conveniência, produto e bom relacionamento. A boa notícia é que a aplicação destes requisitos não requer grandes investimentos financeiros. Um bom aporte traz mais opções, certamente, o que traz vantagens às empresas que possuem orçamento maior. Ainda assim há oportunidades para todos.
Com o e-commerce ganhando cada vez mais destaque, as entregas passaram a ser desafiadoras para as empresas. A logística representa um alto custo e esbarra em questões como zonas de risco, áreas restritas e condições particulares dos centros urbanos, como rodízios e congestionamentos.
Para suprir essa demanda e oferecer ao consumidor uma experiência melhor e mais facilitada, os lockers foram criados para serem uma solução tão boa para consumidor quando empresa. Esses armários inteligentes servem como ponto de trânsito de mercadorias e são posicionados estrategicamente nas cidades.
O que é Locker e por que ele é importante?
Os armários inteligentes ou “Smart lockers” são locais equipados com tecnologia que permite a abertura automática das portas, muito parecido com um guarda-volumes. O sistema de travas é monitorado remotamente e liberado com senhas únicas. Em um Locker é possível depositar, armazenar e retirar itens diversos de forma segura e cômoda.
Esse serviço é bastante utilizado pelo e-commerce, em que o cliente escolhe onde retirar a compra e, dessa forma, economiza no valor do frete. O consumidor pode retirar o item dentro de algumas horas ou outro tempo determinado, em um local pré-estabelecido, de preferência próximo de onde estiver.
Essa é uma forma eficiente de atrair mais clientes, uma vez que amplia o raio de entrega de transportadoras e evita perdas – roubos a cargas são corriqueiros nos centros urbanos e são uma parte do prejuízo das companhias e de reclamações dos consumidores. Em um mercado altamente competitivo, os líderes do varejo serão aqueles capazes de realizar entregas de qualidade em até 24 horas.
Até mesmo empresas que trabalham com lojas físicas estão enxergando as vantagens dos lockers: quando elas cedem o espaço para esses armários, o fluxo de pessoas aumenta na unidade, também podendo aumentar o consumo no local. É a experiência do cliente, no entanto, que vem tornando esses espaços um grande incentivador aos gestores.
Além de diminuir a burocracia na entrega, ele facilita a dinâmica para o cliente, que consegue optar por qual a melhor vantagem para ele – pagar o frete ou retirar. Com a rotina corrida, muitas pessoas acabam não tendo quem receba seus pedidos em casa, o que também facilita para quem trabalha fora ou não possui quem receba mercadorias, como porteiros, por exemplo.
O locker também oferece uma comodidade a mais na hora de devolver ou fazer a troca de produtos. Nessas situações, o cliente pode utilizar o serviço de locker para depositar o produto a ser trocado ou devolvido, levando em consideração as políticas da empresa para esses momentos. Isso facilita para as lojas físicas, uma vez que há a redução de custos e aumento da agilidade nas vendas. As lojas não precisam mais ficar lotadas para compra, troca ou devolução de produtos.
Como funciona o Locker
Um dos problemas das compras online é em relação a entrega. Questões como “O que acontece se eu não estiver em casa na hora que a encomenda chegar?” ou “Será que, se eu pedir a entrega no escritório, meu produto pode sumir misteriosamente?” são recorrentes entre os shoppers. Para resolver esse tipo de situação, foram criados os Lockers. Tratam-se de grandes armários disponíveis em locais de grande circulação como shopping centers e grandes lojas de varejo em diversas cidades, principalmente metrópoles.
Com esse serviço, em vez de escolher entre entrega no endereço de residência ou de trabalho, o cliente seleciona o armário da localidade que preferir e retira a encomenda comprada online no horário que lhe for mais conveniente. Assim que a encomenda estiver disponível no Locker, o cliente recebe um e-mail de notificação com um código de retirada único. Ao chegar no local, basta digitar ou escanear o código de barras e seguir as instruções da tela para que a porta com a sua encomenda se abra e a retirada seja feita.
Soluções inteligentes
Existem diferentes aplicações de Lockers. A primeira dela é de Smart lockers para Cross Docking e Transit Point, que está relacionada ao processo que envolve manuseio de produtos para levá-los do centro de distribuição até o destino. Nesse modelo ele otimiza o número de etapas na logística, fazendo com que os Lockers recebam a mercadoria dos centros de distribuição e guarde ela até que seja retirada por entregadores (a pé ou de bicicleta) que a levarão ao consumidor.
Já no modelo Clique e Retire é o cliente final que retira a mercadoria no armário inteligente mais próximo a ele. Ele oferece comodidade e conveniência, uma vez que ele é quem decide a melhor data e horário para a retirada de produtos.
Locker no Brasil
A Via Varejo foi pioneira no Brasil ao implementar em 2018, os armários inteligentes. Ao comprarem pelo site, os clientes das redes Pontofrio, Casas Bahia e Extra passaram a contar com a opção de buscar seus produtos em postos de combustível em São Paulo e no Rio de Janeiro. A parceria com o Ipiranga permitiu a retirada dos produtos a qualquer momento: 24 horas por dia, sete dias por semana.
Grandes varejistas da moda também já atuam com esse sistema – Renner, Riachuelo e C&A já utilizam o sistema de clique e retire em suas lojas, usando lockers para realizar entregas dentro das lojas, nos casos de compras realizadas online.
As redes de farmácia já aderiram a esta facilidade que auxilia quem quer poupar tempo e dinheiro. O serviço “retire no locker” permite ao consumidor escolher os produtos no site ou no aplicativo, fechar a compra na plataforma digital ou pelo telefone e buscar no locker Clique & Retire mais perto de casa ou do trabalho do cliente sem fila no balcão ou no caixa. A vantagem em relação ao delivery é que o serviço é oferecido de graça.
A rede gaúcha Panvel já implementou a tecnologia e instalou os primeiros armários na área externa de uma unidade em Porto Alegre. Agora, os clientes já podem retirar medicamentos e produtos de higiene e beleza dentro do Hospital Universitário de Pelotas ou em condomínios residenciais e comerciais em São Paulo, por exemplo.
A rede de farmácias Pague Menos está em processo de expandir o uso de lockers. No final de 2020, a rede implementou armários automatizados em algumas unidades de São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). A ideia agora é instalar lockers não apenas nas lojas, mas também em locais como shoppings, estações de metrô e centros comerciais.
Onde instalar os Lockers?
Criar pontos de retirada para um negócio é uma das maneiras de evoluir para cenários mais inovadores. A decisão de onde instalar os armários inteligentes precisa coincidir com uma série de estratégias, para que não apenas ofereça praticidade, mas um valor geral para a marca também, já que pode atrair possíveis novos consumidores.
Observe o tráfego da região – Estações de metrô, shoppings, escolas, agências dos correios e hipermercados são unidades centrais. Um locker neles tem probabilidade maior de alguém se sentir incentivado a ir buscar a compra.
Faça um mapeamento – Análise das unidades da sua rede, o endereço dos clientes e trace uma área de influência. Dessa forma é possível entender se o cliente estará disposto a percorrer para chegar ao produto.
Cruze dados – invista nas áreas que a marca não tem atuação, mas escolha pontos evidentes. Eles podem revelar potenciais locais para a instalação dos Lockers
Use o Geomarketing a seu favor – Trace as características do público do entorno, como renda média e hábitos de consumo.
Então, esse foi o conteúdo de hoje, gostaram? Então nos acompanhe nas redes sociais para outras novidades.