Self storage: uma solução para armazenar o estoque do seu e-commerce.
O Self Storage é uma grande tendência de negócio no mercado por oferecer diversos benefícios e pelos seus diferenciais para quem utiliza os espaços. Pensando no crescimento da internet e das plataformas de e-commerce disparando nesse meio, o self storage se apresenta como a solução mais adequada para o estoque desses produtos, para os negócios que buscam praticidade, redução de custos e diversas outras vantagens.
O selft storage é uma modalidade de armazenagem que já é utilizada desde a década de 1960 nos Estados Unidos. No Brasil ela começou a surgir por volta de 1996, mas demorou alguns anos para que realmente entrasse na moda. A demanda por esse tipo de armazém sempre existiu, no entanto mais empresas começaram a investir nele com a tendência de moradias e espaços cada vez menores nas cidades.
Particularidades
Basicamente, o selft storage é um espaço dividido em áreas individuais, chamadas de box, alugadas por pessoas físicas ou jurídicas.
O locatário pode utilizá-la para guardar todo tipo de material, desde móveis que não são usados em casa até mercadorias de e-commerce. Além disso, a chave fica em posse do locatário, não da empresa que cede o espaço.
Portanto, o self storage é uma modalidade de armazenagem compartilhada na qual somente o locatário do box tem acesso.
O espaço é temporário e bastante simples de alugar, diminuindo a burocracia para adquirir um local para estoque. Por isso, hoje ele é considerado como uma excelente solução para todos os tipos de empresa.
Quem deve usar self storage?
Self storage parece uma ideia interessante, mas será que ele é adequado para o seu negócio? Com certeza!
Recomenda-se seu uso para qualquer tipo de indivíduo. Isto inclui pessoas físicas que querem livrar um pouco de espaço em casa, empresas que precisam de um arquivo morto ou lojas virtuais que ainda não trabalham com estoque próprio.
Empreendedores e empresários que trabalham com comércio virtual aproveitam muito as vantagens do self storage. Ele é extremamente flexível, tanto na burocracia quanto no período de armazenagem. Isso significa que um varejista online pode manter seu produto estocado por algumas semanas durante o período de altas nas vendas e depois parar de usar o serviço sem problemas.
Empresas de todos os portes também vêm encontrando soluções para seus problemas no uso desse tipo de armazenagem.
Ao invés de realizar caras obras para ampliar seus estoques ou ocupar mais uma sala do prédio com arquivo morto, basta utilizar o serviço. Seu preço até compensa a economia e gasto de espaço.
Alguns negócios até aproveitam para melhorar o aproveitamento do seu espaço por meio do self storage.
Preços do self storage valem a pena?
A grande dúvida ao utilizar um serviço terceirizado de armazenagem é a respeito do preço.
Muitos negócios temem que o self storage seja caro, tornando-o inviável e forçando a realizar obras para aumentar a estocagem própria.
Donos de e-commerce com frequência pensam ainda melhor antes de contratar esse tipo de serviço. Afinal de contas, muitos negócios virtuais sequer trabalham com estoque na maior parte do tempo. Será que realmente vale a pena? Só existe uma resposta: sim.
O valor do box do self storage é cobrado de acordo com o espaço necessário para armazenar os itens. O locatário não sofre com taxas ou multas quando precisa utilizar o lugar por pouco tempo e os contratos são bastante flexíveis.
Guarda-móveis vs. self storage
O guarda-móveis é um tipo de armazenagem um pouco mais antiga aqui no Brasil, mas não deve ser confundida com self storage. No guarda-móveis, locatários que desejam mudar-se ou estão fazendo uma reforma dividem o mesmo galpão. Portanto, todos têm acesso ao espaço e aos itens que estão guardados nele.
Para empresas a divisão dessa maneira não é muito vantajosa. O guarda móveis não permite livre movimentação no local e ainda é compartilhado. Ou seja, o negócio dificilmente consegue utilizá-lo como uma peça estratégica para sua logística e distribuição.
Como funciona
Parece interessante ter a possibilidade de utilizar um armazém somente quando você precisar e retirar seus itens ou movê-los de acordo com as políticas da sua empresa. Confira abaixo exatamente como funciona o esquema de self storage para decidir se ele realmente é adequado para seu e-commerce.
1. Depósito de itens
Para entender exatamente como funciona o self storage usaremos um e-commerce de acessórios para informática na Black Friday.
Geralmente nossa loja hipotética trabalha com cross docking e somente com os estoques do fornecedor. Portanto, quando o cliente compra, o produto é separado e enviado ao centro de distribuição, de onde já segue para a residência do consumidor.
Na Black Friday o aumento das demandas exige que o varejista tenha um estoque próprio durante uma semana. Para conseguir utilizar o self storage tudo que a loja precisa fazer é encontrar o lugar mais adequado e deixar seus itens.
Cada box é climatizado e dedetizado e pode armazenar qualquer tipo de produto. Assim os produtos não sofrem com má armazenagem e o e-commerce economiza, já que não precisa alugar um galpão para estoque, que sairia muito mais caro e é uma solução menos flexível.
2. Acesso
O lojista do exemplo anterior não terá problema algum para acessar seus produtos. Ao contrário do que acontece no guarda-móveis, ele não pode somente depositar seus itens e retirá-los. A chave do box fica com o locatário, que pode usá-la como quiser.
Boxes podem ser acessados a qualquer momento para separar material para entrega ou consultar arquivos que estão armazenados neles. Bem melhor do que utilizar uma opção de estocagem pouco flexível, não é mesmo?
Vantagens de utilizar o self storage
A primeira vantagem é a oportunidade de poder utilizar o espaço pelo período necessário com pouca burocracia.
Depositar produtos ou retirá-los são tarefas simples que o dono de e-commerce ou de empresa consegue fazer sem problemas.
Além disso, o self storage é muito seguro e possui vigilância 24 horas. Com a chave do box em sua posse, o dono dos produtos consegue decidir exatamente quem terá acesso aos produtos e de qual maneira.
Para complementar a qualidade e segurança, quase todos os serviços de self storage disponíveis atualmente no Brasil possuem uma grande vantagem: são climatizados e dedetizados. Assim fica fácil guardar qualquer tipo de item no seu anterior sem o risco de danos.
Então, esse foi o conteúdo de hoje, gostaram? Então nos acompanhe nas redes sociais para outras novidades.