Organização de sucesso: os 7S que podem revolucionar sua gestão
Camaleão! Esse é o estilo de organização de sucesso que consegue permanecer por longos anos. Ser um “camaleão” significa aprender a se adaptar ao ambiente e a novos conceitos que possam melhorar o ambiente organizacional, assim como as estratégias.
Charles Darwin falava sobre quem sobrevivia a mudanças; sempre eram os que mais se adaptavam ao ambiente – no meio empresarial essa regra também é válida.
Logicamente, se adaptar não é uma tarefa muito fácil, mas vale a pena colocar essa habilidade em prática sempre que for necessário.
Para entender melhor como ser adaptável, iremos apresentar a você um modelo que irá revolucionar a sua gestão, transformando o seu empreendimento em uma organização de sucesso: os 7S. Confira!
A organização de sucesso começa pela técnica!
Desde os anos 80, esse modelo vem fazendo uma diferença nas empresas que a utilizam. Elas são divididas em Hard Skill (Habilidade Técnica) e Soft Skill (Habilidade Comportamental).
Esse modelo é chamado de Modelo 7S McKINSEY. Ele foi elaborado para melhorar o desempenho de uma empresa e da gestão dela, transformando-a em uma organização de sucesso.
Esse modelo se utiliza de perguntas para elaborar estratégias para uma gestão inteligente, capaz de solucionar problemas antes deles ocorrerem.
Assim, iremos começar primeiro com os 3S que fazem parte das Habilidades Técnicas, conhecido como Hard Skill. Deixando claro que os termos estarão em inglês (com tradução ao lado), para fazer sentido ao nome do modelo.
S1 – Strategy (Estratégia)
Uma gestão inteligente é capaz de levar empresas a outros ares, sem sombra de dúvidas. E, para isso, ela precisa de Estratégia.
Aqui, a estratégia está relacionada ao plano para construir uma vantagem competitiva se adaptando às mudanças do ambiente externo.
Para que a estratégia da sua empresa consiga se tornar um camaleão no mercado, você terá reunir sua equipe responder alguns questionamentos como:
– Qual é a nossa estratégia principal?
– Como iremos atingir os nossos objetivos?
– Quais são os nossos diferenciais e vantagens competitivas?
– Quais planos a empresa pode optar para superar as mudanças do ambiente externo?
– Como enfrentamos a concorrência?
– Como conseguimos lidar com as mudanças da demanda dos clientes?
Respondendo essas perguntas, você começa a desenvolver uma estratégia que torna a sua organização de sucesso. Mas não é só isso.
S2 – Structure (Estrutura)
Além da estratégia, uma organização de sucesso precisa pensar em sua estrutura de forma clara, porque ela vai precisar de recursos e meios disponíveis que influenciam o planejamento estratégico e a capacidade de mudança.
Para compreender como é a sua estrutura, através dos recursos e meios, questione o seguinte:
– Como é a divisão e a organização da empresa?
– Como está a hierarquia e o organograma da empresa?
– Como as atividades estão sendo coordenadas em cada departamento?
– Os papéis das equipes estão bem definidos? Elas se alinham e se organizam?
– A comunicação está sendo bem feita dentro da organização?
Assim, você entenderá como a sua organização está caminhando e com isso, caso haja necessidade, você poderá modificar e melhorar rapidamente o formato da estrutura.
S3 – Systems (Sistemas)
Aqui entra a parte da comunicação interna que define a eficácia que a organização tem. E os questionamentos corretos que devem ser feitos são:
– Quais são os sistemas que a empresa se apoia para armazenamento de documentos, para o departamento de RH e Financeiro?
– Quais os procedimentos formais e informais que a organização adota?
– Como é feito o Fluxograma e o armazenamento de documentos, de cada área?
– Como são os controles e como são monitorados e avaliados?
– Quais normas, regras e processos internos que a equipe utiliza de acompanhamento?
Se você não compreender qual é o sistema utilizado, não saberá como controlar as atitudes que a empresa está tomando e quais são os processos realmente necessários para se tornar uma grande empresa..
As Habilidades usadas por uma Organização de Sucesso
Após compreender toda a parte técnica e descobrir quais questionamentos devem ser feitos para manter a organização rumo ao alcance de seus objetivos, é hora de falar das habilidades.
Tanto o Hard Skill quanto o Soft Skill terão que trabalhar juntas para que a empresa seja uma organização de sucesso.
Então, veja agora as habilidades – Soft Skills – que você precisa manter dentro da organização.
S4 – Style (Estilo)
O estilo é ligado com as formas de liderança e de gestão, que automaticamente estão ligados à cultura estabelecida na organização.
Sendo assim, as questões que devem ser indagadas estão voltadas para a gestão. Elas são:
– O tipo de gestão/liderança adotada é um estilo Participativo, Autocrático ou Democrático?
– A gestão/liderança é um estilo eficaz?
– A gestão/liderança é de estilo que influencia no Clima organizacional?
– Há cooperatividade ou competitividade vinda da parte dos membros das equipes?
– As equipes são estilos formais ou nominais? Há proatividade nas equipes?
As habilidades da gestão e das equipes serão diferenciais no ambiente interno da sua empresa. Tenha respostas bastante específicas para compreender qual o estilo e se está de acordo com as características da organização.
S5 – Staff (Pessoas)
Agora é hora de entender o seu capital humano, porque uma organização de sucesso não chega a um lugar sozinho; compreender como as pessoas estão sendo selecionadas é importante.
Para saber se sua empresa está com os colaboradores corretos, você deve responder perguntas como:
– Quais são as especializações e posições existentes na equipe?
– Quais competências são necessárias para cada cargo?
– Há alguma lacuna nas competências necessárias?
– Quais posições precisam ser preenchidas e quais podem ser eliminadas?
– Quem é o pessoal e quais formas é tratado?
Cada pessoa traz em si valores e ética. Unir esses valores com a cultura da organização pode ser uma tarefa simples ou complexa.
S6 – Skills (Habilidades)
As habilidades aqui representam as competências que a organização de sucesso tem. Atualmente, elas estão mais voltadas para a gestão de conflitos, visão de futuro, trabalho em equipe, liderança, proatividade e capacidade de relacionamento, entre outras capacidades.
Isso gera uma força competidora muito grande. Para compreender as habilidades, você deve fazer esses questionamentos:
– Há brechas nas habilidades que precisam ser preenchidas?
– O que a empresa/ equipe consegue fazer muito bem?
– Os atuantes das equipes têm capacidade para desenvolver o projeto?
– Tais habilidades estão sendo bem monitoradas para saber se estão de acordo com a Estratégia?
– Há algum tipo de treinamentos e capacitações, para desenvolver o pessoal?
É necessário pensar nesses pontos para entender o que pode ser mudado, quais peças se encaixam melhor em cada equipe. Habilidades bem desenvolvidas podem levar o seu negócio a um patamar de organização de sucesso, basta observá-las.
S7 – Shared Value (Valores Compartilhados)
Esses valores farão parte da Cultura Organizacional e são constituídos com ideias fundamentais sobre as quais a organização foi desenvolvida.
São conceitos que norteiam a conduta das pessoas dentro da organização. Para observá-las você deve se perguntar:
– Quais são os valores que formam a empresa?
– A equipe absorveu alguma cultura?
– O que realmente pertence à Cultura Organizacional?
– O que é mais importante para a organização?
– Até onde vai a força desses valores e até onde são praticados?
Você pode formular outras perguntas para desenvolver melhor as respostas, basta compreender que você precisa extrair o máximo de respostas concisas para saber se há necessidade de mudanças ou não.
É por esse motivo que começamos o artigo falando de camaleão. A empresa Camaleão sabe em qual ambiente e posicionamento está e se for necessário se adaptar, ela se adapta de acordo com o ambiente em que se encontra.
O ambiente perfeito para o sucesso existe
Pensando sobre o ambiente, ele faz toda a diferença para uma equipe que almeja ser proficiente em suas reuniões, elaboração de projetos e deseja fazer parcerias que auxiliem ao desenvolvimento, para se tornar uma organização de sucesso.
Outro ponto chave é sobre a estrutura, que às vezes impossibilita de você desenvolver seus trabalhos com excelência, seja ela com reunião ou se você trabalha com estoque, também a falta de boa estrutura fará uma diferença para o seu sucesso.
Pensando nisso, a GuardeBem projetou salas de Coworking, Self Storage e toda uma infraestrutura que te permita crescer mitigando problemas de segurança, burocracia e altos custos.
Se você deseja transformar a sua empresa em uma organização de sucesso agora mesmo, entre em contato conosco clicando no botão roxo abaixo ‘desejo ser uma organização de sucesso’.