Macroambiente e microambiente: como eles afetam sua empresa?

Publicado em 09 de dezembro de 2020

Imagine que você está dentro de uma casa com muitas pessoas diferentes. Essas pessoas não se comunicam com você e você, da mesma forma, não se comunica com elas.

Você não consegue saber quem são elas, o que elas gostam, como elas reagem de acordo com alguma situação que possa acontecer. Assim, você fica perdido sem saber o que falar e como agir com cada uma dessas pessoas.

Pode ser que esteja pensando: “Mas o que isso tem a ver com o Macroambiente e Microambiente?”

O uso de pessoas para contextualização do assunto, é simplesmente pelo fato de que todos esses ambientes são feitos por pessoas, seja a concorrência, clientes, cidade onde sua empresa está alocada, fornecedores, entre outros pontos que veremos aqui.

Não estou falando apenas sobre a falta de comunicação. O ponto aqui é entender como o Macroambiente e microambiente agem, além de saber como eles são.

Quer saber como cada uma funciona? Então continue aqui no artigo!

 

Entendendo Macroambiente e Microambiente

Antes de falar sobre como esses ambientes afetam um negócio, nós vamos passar a limpo os conceitos desses dois, mesmo que talvez você já conheça um pouco sobre esse assunto.

 

Macroambiente

Esse é um ambiente muito simples de se compreender, pois ele é único – diferente do Microambiente que é dividido em dois (mais à frente, falaremos sobre isso).

O Macroambiente é um ambiente externo e você não consegue controlá-lo. Nele, estão os ambientes sociais, demográficos, naturais, tecnológicos, econômicos, político-legal e competitivo.

Mais para frente vamos detalhar como cada um pode interferir em sua empresa e como você pode recorrer, para que essa interferência não prejudique o seu projeto.

 

Microambiente

Como mencionamos, o microambiente é dividido em dois, sendo eles o ambiente externo e o ambiente interno. 

O ambiente externo contém variáveis que você não consegue controlar, composto pela área mercadológica, fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e públicos em geral.

O ambiente interno tem as variáveis que você consegue controlar, sendo elas o departamento da empresa como RH, produção, finanças, comercial e departamento de marketing.

Elas são controláveis porque fazem parte da sua empresa e você consegue modificar, caso elas não estejam funcionando – ou seja, quando elas estão impedindo da empresa prosseguir ao objetivo.

 

Como o Macroambiente pode afetar a sua empresa?

Você se lembra do que foi mencionado no começo deste artigo? Lembra que usamos pessoas para contextualizar a questão principal deste assunto?

As pessoas são fatores principais para existir um mercado, uma empresa ou um projeto. São para pessoas que vendemos soluções e tudo isso focando nos problemas delas. E são as pessoas que fazem existir o primeiro ponto do macroambiente.

 

O ambiente social

Ele é formado por pessoas e suas crenças, valores, comportamentos e características. E isso pode afetar a sua empresa, por dois motivos:

O primeiro é: você não consegue controlar os valores de cada geração. A geração do século 21 jamais terá os mesmos valores que a geração do século 20. Nem a geração de 10 anos atrás, terão os mesmos valores da geração atual.

Isso mostra o quanto o ambiente social, por não poder ser controlado, acaba afetando a sua empresa.

O segundo é: caso você não tenha uma boa estratégia voltada para o ambiente social que ela está inserida, poderá perder espaço ou ficar para trás. É necessário observar as crenças, os valores, e normas que definem a sociedade, para permanecer no mercado.

 

Ambiente econômico

Em menos de um ano, vimos como uma pandemia conseguiu modificar a economia. Isso revela outro ambiente que não dá para controlar: o econômico.

A economia deve ser vista com muito cuidado, já que é o combustível para que uma empresa permaneça viva no mercado.

Observar para onde está indo a economia e criar estratégias para um possível abalo econômico, é fundamental para uma empresa, seja ela nova ou de longos anos.

 

Ambiente Natural

Esse ambiente pode afetar a sua empresa por causa de alguns aspectos, como: 

  • A falta de água;
  • Um local árido e complexo para permanecer;
  • Caso você trabalhe com matérias primas e haja uma escassez, por motivos naturais;
  • A frequente falta de energia de determinada região.

Por isso, a estratégia deve ser voltada para essas questões também.

 

Ambiente Tecnológico

Outro ambiente incontrolável, que pode afetar sua empresa, é o da tecnologia. E não estou falando apenas de computadores, internet e mundo digital…

Estou falando de novos conhecimentos, técnicas e soluções. Caso você não se prepare para receber essas novas tecnologias para facilitar os seus projetos, a sua empresa pode ficar para trás. 

 

Ambiente Político-Legal

Esse ambiente vai interferir em sua empresa, principalmente, por dois motivos: 

1 – Caso a sua empresa não esteja de acordo com as leis

2 – Caso criem leis que possam complicar o tipo de negócio que você administra.

Esteja atento a todas as leis possíveis e sempre esteja em dia com suas obrigações, procure sempre sobre novas leis que estão saindo.

 

Como o Microambiente pode afetar a sua empresa?

Lembrando que o microambiente é dividido em duas partes: externa e incontrolável, interna e controlável, entenda os dois a seguir!

 

Ambiente Externo

Sem que você possa manter o controle, o ambiente externo pode afetar a sua empresa, se você não elaborar uma boa gestão.

Um exemplo de ambiente externo é o fornecedor, que pode afetar sua empresa através de uma entrega de insumos depois do prazo e, com isso, acabar atrasando uma produção.

Na área mercadológica isso também acontece, caso você escolha um local para fundar a sua empresa e este local estiver fora de uma rota, onde seria bem mais vantajoso para você.

Clientes são pontos que também afetam a sua empresa. Eles estão interligados com o ambiente social, mencionado anteriormente. A mentalidade muda, clientes mudam e se você não prestar atenção nos anseios e desejos, pode perdê-los rapidamente.

A concorrência faz com que você perceba o que é preciso mudar ou melhorar. Caso você não perceba o que seu concorrente faz de diferente, você pode perder seu posto de empresa ideal para alguns clientes.

 

Ambiente Interno

Esse é o ambiente que você consegue mudar caso esteja dando algo errado, mas, somente com uma gestão precisa, é possível saber o que mudar e quando mudar.

No ambiente interno, é possível mudar o trabalho de recrutamento do RH, a forma de produção, saber como estão as finanças, como está a estratégia comercial e como é implantado o Marketing da empresa.

Se algum desses pontos falhar, a sua empresa é afetada de alguma forma. Por isso, a gestão deve fazer um trabalho eficiente e eficaz.

Manter uma equipe com efetividade não é fácil. Por esse motivo, você pode acessar esse artigo Diferença entre eficiência, eficácia e efetividade: como atingir os 3?” e você vai aprender como fazer sua equipe também atingir esses três.

 

Um caminho alternativo para colocar a sua empresa em vantagem!

Agora, se você quer ter uma vantagem no macroambiente e microambiente, reduzindo custos de locação ou se deseja melhorar a sua área mercadológica e, até mesmo, tecnológica, vai gostar de conhecer o que a GuardeBem tem para te oferecer.

Com a gente, você otimiza o espaço, reduz os custos da sua empresa, gera novos negócios, através das nossas salas de coworking, escritórios compartilhados e Self Storage.

Se você quer ter esses benefícios e garantir vantagem em relação ao que o macroambiente e microambiente podem oferecer, basta clicar aqui.

Voltar ao blog