Mais 5 ideias para aumentar a produtividade
Em épocas de ‘falta de tempo’, que parece que as 24h não são mais o suficiente para dar conta das tarefas, ter um negócio bem sucedido só é possível ao criar meios de aumentar a produtividade. Te mostramos mais 5 ideias para ajudar com isso hoje!
Aumentar a produtividade depende de diversos fatores que podem parecer simples, mas transformam empresas medíocres em organizações excepcionais.
Ninguém consegue ter uma empresa bem estabelecida sem investir em setores estruturados, com equipes treinadas e outras áreas organizadas.
Já falamos neste outro artigo sobre como aumentar a produtividade, mas fizemos a parte 2 com mais dicas para aplicar ainda hoje e aproveitar o máximo do seu potencial como empreendedor.
Aqui na GuardeBem, por exemplo, costumamos dar apoio administrativo aos nossos clientes e toda a infraestrutura necessária para ajudar na produtividade e, consequentemente, resultados.
Se você é um empreendedor que deseja alcançar um nível de produtividade maior para alcançar metas, mas ainda acha difícil, fique com a gente até o final e vamos te mostrar como!
1 – Celebre suas conquistas (até as mínimas)
A melhor forma de aumentar a produtividade, manter o foco nos objetivos e estar sempre motivado ao crescimento, é celebrando todas as conquistas.
A melhor dica para começar a celebrar suas conquistas e aumentar a produtividade é estabelecendo e comemorando metas menores como meio de atingir o objetivo principal.
Quando uma meta é conquistada, mesmo que pequena, você deve comemorar. Assim, você estará se motivando a realizar outras, afinal agimos por recompensa.
Ao realizar uma meta e comemorar, você melhora a perspectiva e a fé na sua capacidade de conquistar novos objetivos no futuro.
2 – Celular só depois de um determinado horário
O uso do celular durante o horário de trabalho tem causado baixa na produtividade em muitas empresas – sim, até mesmo para os empreendedores individuais.
Usar constantemente as redes sociais já se tornou um vício para muitos brasileiros, causando desatenção e lentidão na hora de trabalhar.
Para evitar desperdício de tempo e dinheiro durante o horário de expediente, estabeleça um tempo apropriado para usar o celular.
Assim, você vai conseguir aumentar a quantidade de vendas do seu e-commerce e melhorar todos os processos.
Uma boa ideia para usar na sua vida profissional e ensinar aos seus liderados (caso tenha) é a técnica do pomodoro – que consiste em um determinado tempo focado na tarefa e outro tempo de descanso; ex.: 25 minutos trabalhando focado e 5 minutos de descanso.
Além disso, o hábito de levantar e olhar o celular de cara, respondendo mensagens, pode acabar com a sua produtividade. Crie uma rotina, como: acordar, tomar um café durante tanto tempo, ler alguma coisa, estudar, trabalhar e depois de 10h da manhã usar o celular.
Este foi um exemplo, mas você pode fazer da maneira que achar melhor e que mais se adequar à sua rotina, desde que estabeleça um hábito e não se preocupe tanto com o celular no primeiro momento.
3 – Acredite no poder do master mind
Master Mind (“Mente Mestra” em tradução livre para o Português) significa a harmonia da mente para atingir os objetivos. Essa ideia surgiu nos Estados Unidos, se opondo à ideia europeia de que só os nobres poderiam ter sucesso.
Isso foi disseminado por Napoleon Hill em 1928, com seu livro intitulado “A Lei do Triunfo”. Nele, Napoleon Hill analisou homens de sucesso, vendo como a carreira de cada um se desenvolveu e achou pontos em comum que qualquer pessoa poderia seguir para ter sucesso.
O resultado foi um livro com 16 leis do sucesso e uma delas é a master mind. Na prática, funciona assim: um grupo de pessoas em prol de um objetivo, ajudando um ao outro no sucesso.
A premissa é que ninguém cresce sozinho; é impossível ter ‘braço’ para fazer tudo sem contar com pessoas capacitadas que te ajudem.
Ter alguém para contar nas tarefas, com certeza, vai te ajudar a crescer e aumentar a produtividade de cada atividade.
4 – Tenha um ‘cantinho’ organizado
Planejar, organizar e estabelecer metas não é simples e não pode ser feito de qualquer forma. Para um negócio ter sucesso requer o momento de estudo, planejamento estrutural, financeiro e outros.
Para isso, é necessário um local organizado para montar um quadro para mapeamento estrutural da empresa, conteúdos, divulgações e muitos outros.
Por isso, escolha um espaço somente para esse tipo de organização.
Nessa época de pandemia, o Home Office se destacou muito e se tornou uma das principais opções para os empreendedores.
Porém, trabalhar em casa nem sempre proporciona o ambiente necessário para aumentar a produtividade e dar o seu melhor no trabalho.
Por isso, uma solução que ganhou notoriedade para esse tipo de empreendedor foi o Coworking.
O Coworking é um espaço compartilhado para trocar ideias com outros profissionais e trabalhar sem interferência da família e amigos, focando no que é necessário e ainda contando com o poder do master mind.
5 – Aceite que lar não é o mesmo que trabalho, você precisa de espaços diferentes
Aproveitando que já começamos a falar sobre ter o seu canto e sobre um espaço organizado, vamos falar uma verdade: lar é uma coisa, trabalho é outra.
O número de clientes que começou a usar o nosso Coworking e falou sobre a diferença na qualidade de vida é quase de 100%.
Isso porque o ambiente de trabalho requer características e infraestrutura especial para te manter produtivo. Já o ambiente de casa deve ser a sua válvula de escape, um espaço familiar e de lazer, para relaxar.
O que acontece ao misturar esses dois? Simples, você não consegue ser totalmente produtivo e também não consegue relaxar sem pensar nos problemas do trabalho.
O resultado é um empreendedor mais estressado, menos focado e, claro, com menos resultados positivos na empresa (seja na gestão de tempo, vendas, financeiro etc.).
Vantagens e desvantagens do trabalho home office
Trabalhar em casa é muito bom e tem seus benefícios, como trabalhar sentado na cama, vendo filmes, trabalhar no horário que quiser, poder trabalhar enquanto viaja etc.
Mas, normalmente, quem trabalha em casa quer ter mais flexibilidade e, em alguns casos, isso acaba complicando o aumento na produtividade.
Como, geralmente, não tem uma organização bem rígida ou uma disciplina – como planejamento de produtividades, formação de métodos para metas e nem um espaço específico organizado somente para trabalhar – acabam tendo alguns problemas.
Vantagens e desvantagens do trabalho remoto
Trabalhar remotamente, em um espaço com a infraestrutura própria para te atender, facilita na organização, estratégia de metas, projetos e outras tarefas tão importantes para o empreendedor.
O fato de ter um local específico para trabalho, com uma infraestrutura própria para isso, ajuda a manter o foco no planejamento diário para aumentar a produtividade nos serviços.
Você sabia, por exemplo, que as cores do ambiente, a velocidade da internet, os móveis adequados para trabalhar e a falta de preocupação com a infraestrutura podem ser heróis na sua vida de empreendedor?
Sim, até as cores e a quantidade de luz que entra no ambiente te torna menos ou mais produtivo no dia a dia.
E então, você já decidiu que usar um coworking é essencial para aumentar a produtividade? Ainda tem dúvidas? Simples: entre em contato e vamos conversar para te ajudar no assunto.