Coworking e profissionais liberais, tudo a ver
Profissionais liberais são aquelas admiráveis pessoas que exercem atividades remuneradas de forma independente, sem vínculos trabalhistas, como donos dos próprios narizes (e jobs, lucro etc.). Como tudo na vida, tem suas vantagens e seus desafios. Dentre os desafios, destaca-se o trabalho em home office, pois além da disciplina necessária, existem as interferências do ambiente familiar e vizinhança. Por isso, surgiu o Coworking no mundo todo, para ajudar esse profissionais liberais a superaram essa barreira.
É claro que o Coworking não é exclusividade desses profissionais, também sendo usado por lideranças e equipes de grandes empesas, principalmente executivos de venda. Mas é originalmente resultado das mudanças da era pós-industrial, com o constante crescimento do teletrabalho. Com o acesso à rede mundial de computadores, vulgo Internet, e dispositivos portáteis das mais diversas envergaduras (notebooks, netbooks, tablets, smartphones), é possível trabalhar em qualquer lugar.
Mas trabalhar em qualquer lugar também é um desafio. Se não for um ambiente tranquilo, seguro, com boas instalações (mesas espaçosas, cadeiras confortáveis, banheiro, copa etc.) e recursos essenciais como wi-fi e tomadas à vontade — um breve desvio aqui só para dizer: nossa, como é difícil achar tomadas! — nada feito. Todas essas vantagens devem estar presentes num bom Coworking. E não só ,ele deve oferecer também serviços complementares como impressão e digitalização.
Coworkers
Advogados(as), engenheiros(as), designers, o pessoal de comunicação e o de tecnologia (TI)… são bem os coworkers mais frequentes no Coworking nosso de cada dia. Embora sejam os mais comuns, tem gente de qualquer área. Até porque, além do escritório compartilhado, existem as salas privativas ou executivas, a sala de reunião e eventos e salas de atendimento individual e coaching.
Uma das coisas mais legais, da qual todos os profissionais que frequentam podem tirar proveito, é a atmosfera criativa e de networking promovida pela reunião de pessoas de diferentes áreas e estilos; jovens e adultos, empresários e colaboradores, criativos e técnicos. Todo mundo num mesmo espaço de compartilhamento e colaboração. É assim que surgem, não raro, muitas ideias de novos negócios e parcerias frutíferas.
Quando as pessoas conversam, elas encontram as intersecções e as soluções complementares. Elas somam, unem, multiplicam. Com a liberdade que usufruem os profissionais liberais, o céu é o limite (ou talvez nem mesmo haja limite. E sim o infinito e além!).