Pé na estrada rumo ao empreendedorismo
Quem acompanha a GuardeBem de perto já sabe que empreendedorismo e inovação estão no nosso DNA. Curiosamente e felizmente, sempre traz à nossa porta projetos que nos deixam entusiasmados. Talvez seja a tal da Lei da Atração.O mais recente deles é o PB Júnior na Estrada.
Há algumas semanas, recebemos Antônio Carneiro, presidente da Federação Paraibana de Empresas Juniores (PB Júnior) e ouvimos sobre a proposta. De cara decidimos apoiar. E sabe por quê? A resposta está no nosso propósito:
“Oferecer espaços inovadores para pessoas e empresas, promovendo soluções através de conexões em rede, pois acreditamos em experiências que aproximam pessoas e constroem o futuro”
Na prática, o projeto irá promover um tour de empreendedorismo pelo estado paraibano, visitando 37 instituições de ensino em 19 cidades, alcançando cerca de 1000 estudantes. A comitiva da PB Júnior é composta por seis empresários juniores, acompanhados por uma equipe técnica de fotografia e filmagem. O motorhome (trailer) que irá levar essa galera vai percorrer mais de 1500 km em 11 dias para cumprir a jornada prevista. É ou não é ousado e desafiador?
Com essa iniciativa, a Federação deseja alcançar os estudantes de ensino superior e despertar neles o espírito empreendedor, contribuindo para que a Paraíba cresça no cenário econômico com o surgimento de novas empresas sustentáveis. O start acontece no ambiente universitário, fomentando-se a criação de empresas juniores (EJs) e desenvolvendo aquelas que já estão em atividade. É esse o caminho para o sucesso da nossa economia, na perspectiva do movimento de empresas juniores brasileiro.
Na programação do PB Júnior na Estrada em cada cidade, estão inclusas palestras, laboratórios, distribuição de livros e atividades de estímulo à criatividade, pensamento crítico e empreendedor. O objetivo é que seja dada continuidade a essas ações, mediante acompanhamento posterior dos grupos de estudantes participantes.
Mas o público-alvo das ações não se limita aos discentes. Os reitores, diretores de centro e chefes de departamentos também serão abordados para que se tornem conhecedores e incentivadores do movimento de empreendedorismo universitário, facilitando o processo de abertura de novas EJs em suas respectivas instituições.
Em resumo, nessa jornada de quase duas semanas vai rolar muita conexão e, sem dúvida alguma, experiências que aproximarão estudantes entre si e em torno da temática empreendedorismo. E muitos bons frutos serão colhidos no futuro, com certeza. É essa nossa aposta, e por isso somos parceiros dessa iniciativa.
Abaixo está o cronograma de todo o tour:
Quinta | 27.10.2016
Cabedelo e Rio Tinto
Sexta | 28.10.2016
Guarabira e Areia
Sábado | 29.10.2016
Bananeiras
Domingo | 30.10.2016)
Araruna e Cuité
Segunda | 31/.10.2016
Picuí e Patos
Terça | 01.11.2016
Pombal e Catolé do Rocha
Quarta | 02.11.2016
Sousa e Cajazeiras
Quinta | 03.11.2016
Princesa Isabel e Monteiro
Sexta e Sábado | 04 e 05.11.2016
Sumé, Lagoa Seca, Campina Grande e João Pessoa
Domingo | 06.11.2016
João Pessoa