7 TEDs explicam a nova economia colaborativa

Publicado em 13 de outubro de 2020

Conheça negócios que representam o futuro da economia colaborativa.

Não faz muito tempo. No início desse século, o termo “economia colaborativa” ainda nem existia. E, hoje, esse movimento sai da lista de tendências para inspirar o modelo de negócios de muitas empresas. A velocidade de absorção do mercado é tão alta que, enquanto muitos teóricos procuram definições mais apuradas para diferenciar o que é economia compartilhada, colaborativa, on-demand e até economia das pessoas, os empreendedores já enxergam essa realidade, e criam negócios cada vez mais conectados com o espírito do nosso tempo.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o que faz um negócio dialogar com essa nova economia, Rachel Botsman, autora do livro What’s Mine is Yours: How Collaborative Consumption Is Changing The Way We Live, diz que um negócio da economia colaborativa é criado a partir de um sistema econômico de redes e mercados descentralizados que combina necessidades e posses, ignorando os intermediários tradicionais. Na prática, são negócios como o Etsy, um site conecta diretamente vendedores a compradores de produtos artesanais; e o Kickstarter, que usa o poder coletivo de financiamento (crowdfunding) para lançar projetos inovadores.

Para você entender melhor essas mudanças e o novo ecossistema de negócios que têm sido criados a partir delas, selecionamos 7 vídeos do TED (originalmente em inglês – mas todos possuem legendas, basta ativá-las no ícone de configuração no vídeo) sobre a nova economia.

 

Nós paramos de confiar nas instituições e começamos a confiar em estranhos

Nesse TED, a própria Rachel Botsman explica o que tem mudado na nossa percepção de confiança ao longo do tempo. Se antes, nós acreditávamos mais em instituições como o governo, a igreja e os bancos, hoje essa confiança está nos outros, na maioria estranhos, em plataformas como Airbnb, Uber e por meio de tecnologias como o blockchain. Nós fazemos isso quando lemos as críticas de um produto antes de comprá-lo no e-commerce; quando marcamos uma carona por meio de um aplicativo sem conhecer o motorista e também quando marcamos um encontro no Tinder com alguém completamente desconhecido. Esse comportamento tem potencial de mudar a relação entre as pessoas e afetar também o seu negócio. Seja bem-vindo à era da confiança!

 

Como o Airbnb é desenhado para instigar a confiança

Joe Gebbia, cofundador do Airbnb, aposta sua empresa inteira na crença de que as pessoas podem confiar umas nas outras a ponto de se hospedarem em suas casas. Mas, como ele trabalha para superar a tendência humana de considerar o estranho sinal de perigo? Por meio do design. Nesse TED, ele explica como a experiência do hóspede e do anfitrião é desenhada para fortalecer o senso de comunidade e conexão em vez de isolamento e separação. Uma aula de design de experiência!

 

Com licença, posso alugar seu carro?

Ouça diretamente de uma empreendedora da economia colaborativa o que significa essa nova economia. Dez anos atrás, Robin Chase fundou a Zipcar nos EUA, uma das maiores empresas de compartilhamento de carros do mundo. Agora ela está explorando um novo nível de colaboração: Buzzcar, uma startup francesa que permite às pessoas alugar o próprio carro a outras. A visão de uma empreendedora que vive os efeitos dessa economia, ao mesmo tempo, que ajuda a moldá-la.

 

A nova economia do código aberto

Nesse TED, o especialista Yochai Benkler explica como projetos colaborativos, tais como a Wikipedia e o Linux, sinalizam um novo estágio de organização social. Hoje nós temos ferramentas de comunicação nas mãos do mundo inteiro e criatividade e experiências humanas — que são tão únicas quanto os negócios que elas podem construir um dia.

 

Somos todos makers

O mundo foi construído por empreendedores — figuras curiosas, entusiasmadas, inventoras, que a partir de suas gambiarras começaram indústrias do zero. Nesse vídeo, Dale Dougherty enche de entusiasmo aqueles de espírito empreendedor: ele apresenta novas ferramentas que estão ao nosso alcance, como impressoras 3D com preços mais acessíveis e até satélites feitos em casa. Uma inspiração para mover sua energia criativa adiante.

 

Instituição versus Colaboração

A proposta dessa palestra é bastante disruptiva. Clay Shirky nos mostra como grupos pequenos vão formar redes menores nas quais cada integrante se “empodera” e exerce um papel fundamental. Nesse cenário, a cooperação é mais fluida e substitui um planejamento mais rígido.

 

Como o Arduino está transformando a imaginação em código aberto

Massimo Banzi ajudou a inventar o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, que inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo para a fazer as coisas mais legais que elas podem imaginar — de brinquedos a satélites. Porque, como ele mesmo diz, “você não precisa da permissão de ninguém para fazer algo incrível.”

 

Fonte: Sebrae em parceria com a Endeavor Brasil

Postado por GuardeBem

Voltar ao blog