7 ideias para abrir um negócio

Publicado em 04 de setembro de 2020

Parece que foi ontem que começamos a sentir os impactos da pandemia, principalmente ao abrir um negócio, mas a verdade é que já fazem 7 meses. Desse tempo pra cá, aprendemos alguma coisa? Sim, e vamos te passar tudo!

Se por um lado a pandemia do coronavírus provocou instabilidade financeira e ainda continua derrubando diversos mercados, por outro lado alguns setores estão em amplo crescimento e contratação.

O artigo da Ágora Investimentos mostrou que cada setor vem sendo penalizado ou recompensado de maneiras diferentes, como:

1 – Setores essenciais – estão crescendo e se mostrando resistentes, como: farmácias, prestadoras de serviços, serviços públicos, proteínas, supermercados etc.

2 – Setores dispensáveis – estão sendo mais ignorados e sofrendo com o isolamento, como: bares, turismo, shoppings, aviação, vestuários, restaurantes etc.

3 – Setores dependentes – são mais afetados porque precisam de uma relação de confiança com o consumidor, como: veículos, construções e indústrias.

Independente de setores afetados ou favorecidos, a verdade é que a pandemia mudou totalmente a maneira como você vai abrir um negócio, o investimento necessário e, até mesmo, as próximas tendências a partir de agora.

 

7 ideias para abrir um negócio na pandemia

1 – Ecommerce

Pesquisa do Compre&Confie mostra que o Brasil faturou 9,4 bilhões de reais em Abril (o que significou um aumento de 81% se comparado com o mesmo período de 2019).

Se os dados forem olhados ainda mais de perto, com as compras feitas durante o mês, o aumento foi de 98% (representando 24,5 milhões).

Os setores de maior crescimento na economia durante a pandemia foram:

  • Alimentos e bebidas (294,8%)
  • Instrumentos musicais (252,4%)
  • Brinquedos (241,6%)
  • Eletrônicos (169,5%)
  • Cama, Mesa e Banho (165,9%)

A realidade é que investir em ecommerce já é garantir uma boa fatia de um bolo que só está crescendo e, com a pandemia, a tendência a comprar pelo meio digital aumentou muito. 

Essa realidade ficou mais evidente com a Pesquisa Industrial Mensal, que mostrou uma mudança drástica no comportamento de consumo – e isso aconteceu devido a quarentena. Isso nos leva ao próximo tópico… 

 

2 – Farmácia

Um outro setor para abrir um negócio lucrativo, seja em ecommerce ou em outra modalidade, é o farmacêutico.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras pela internet no setor da saúde aumentaram em 131% em Maio e Abril de 2020. 

Além disso, uma empresa especializada em contratação de serviços e produtos médicos, a Suprevida, revelou que o aumento da demanda foi realmente significativo (60% em Março e ainda dobraram em Abril).

Claro que, considerando a situação atual e a necessidade de maiores quantidades de medicamentos, a tendência do aumento no setor farmacêutico foi impulsionado por clientes B2B (Business-to-Business).

Mas a tendência também é que os consumidores comecem a se preocupar mais com os medicamentos e impulsionem as compras nas farmácias.

 

3 – Delivery de todos os tipos

Enquanto abrir um negócio acaba se tornando mais difícil para quem quer depender da visita do consumidor na porta da loja, o delivery está disparando em vários segmentos e preenchendo lacunas necessárias.

Não estamos em total isolamento, mas a precaução é necessária e é isso o que muitos consumidores pensam. Por isso, muitos deles acabam optando por deliveries de todos os tipos, que atendam suas demandas.

Se, há uns meses atrás, as compras de comida por aplicativo estava virando tendência, pedir um delivery virou praticamente uma rotina.

De acordo com a plataforma de monitoramento e mensuração de downloads, a AppsFlyer, os apps de comida por delivery aumentaram em 78% de 17 de Março a 13 de Abril no Brasil. Outra tendência, que ainda não era tão explorada no Brasil, é o supermercado por delivery.

Abrir um negócio de delivery nessa pandemia pode ser uma opção não só viável, mas lucrativa, se tomar todos os cuidados de gestão para oferecer os benefícios desse tipo de serviço: praticidade, comodidade, conforto e segurança.

 

4 – Cosméticos e perfumarias

Parece estranho sugerir que você pode abrir um negócio de cosmético em meio a pandemia e ter altos lucros? Será que em meio a uma quarentena, as pessoas querem investir em beleza?

Sim. Em 2001 esse fenômeno foi batizado como “índice batom”, que aponta para uma tendência curiosa: existe um crescimento nas vendas de cosméticos durante as crises econômicas.

Isso acontece porque esses itens de beleza compensam as restrições dos indivíduos sem tirar a necessidade de consumo. 

Um outro bom motivo é que cuidar da beleza impacta de forma positiva a maioria das pessoas, principalmente em situações mais conturbadas como essa.

Para ter ideia da relevância desse setor, a JustForYou cresceu 450% da última semana de Abril para o fim de Junho. A explicação é que as pessoas que ainda não consumiam online estão vendo os benefícios e as necessidades de virar um usuário assíduo.

 

5 – Marmitas

Com a rotina cada vez mais apertada em Home Office, muitas famílias de empreendedores acabam não tendo tempo o suficiente para preparar suas refeições.

Sabe o que isso significa? Simples: uma maior oportunidade de abrir um negócio lucrativo em meio a pandemia.

Filhos com escolas suspensas, atividades diárias em casa, trabalho home office… Tudo isso e outras tarefas do cotidiano são os principais ocasionadores do serviço de marmitas, principalmente na quarentena.

Antes mesmo do COVID, o Ministério da Economia já mostrava que o consumo domiciliar no ramo da alimentação estava expandindo – o crescimento foi de +150% em 5 anos.

Algumas dicas para abrir um negócio do zero com marmitas é se atentando a características simples e importantes, como:

  • Embalagens
  • Higiene
  • Entrega
  • Preço
  • Qualidade

 

6 – Academia em casa

Um dos principais locais de risco para os brasileiros é a academia. Apesar da necessidade de fazer exercícios físicos, não só pela saúde mas também pela estética, frequentar um ambiente com tanta exposição pode ser uma má ideia.

Por esse motivo, abrir um negócio fitness digital pode ser a solução ideal para seus clientes e também para o seu faturamento.

De acordo com dados da SEMrush, a quantidade de busca por “Pular corda e halteres” aumentou em 70% e a “Yoga Online” aumentou em 66%.

Prova de que as academias digitais realmente viraram moda, a rede varejista de roupas e calçados esportivos, Centauro, mostrou que as vendas aumentaram em 12.423% em 2020 no ecommerce, comparando 20 de Março – 13 Abril de 2020 com o mesmo período em 2019.

A solução ao abrir um negócio fitness digital é oferecer exercícios sem aparelhos, por meio de consultoria de profissionais (podendo ser uma assinatura, vídeos, aulas pelo whatsapp ou outros formatos digitais).

 

7 – Outras 4 ideias para abrir um negócio do ZERO

1 – Pets: 5% do faturamento global no mercado pet é brasileiro, somando US$ 124,6 bilhões e tornando o Brasil o segundo maior mercado mundial.

2 – Informática: com o aumento do home office, outra tendência é a busca por soluções de informática, que estão sendo essenciais para o trabalho à distância.

3 – Escritório de Consultoria: já reparou que algumas expertises só pertencem a você? Muitas pessoas estão dispostas a pagar por isso e você pode prestar consultorias, passando informações valiosas para outros empreendedores.

4 – Pague Fácil: apesar da alta tecnologia e das fintechs, muitas pessoas ainda não sabem ou não tem condições de fazer pagamentos online; por isso, abrir um negócio com o serviço de pagamento fácil de contas pode vir muito a calhar.

 

Abrir um negócio está bem mais fácil

E então, já decidiu como abrir um negócio e qual é o mais lucrativo na sua região? Lembre-se de que, em todos os casos, é sempre importante contar com o auxílio de uma empresa reconhecida no mercado.

Se você quer abrir um negócio de serviços ou produtos, está na hora de procurar um parceiro que te ajude em várias frentes.

Aqui na GuardeBem, nós atuamos em Self Storage, Coworking e Escritórios Compartilhados. Em todos esses casos, você conta com nossa experiência corporativa e apoio administrativo.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a abrir um negócio e mantê-lo funcionando com alta lucratividade na quarentena? Clique aqui e entre em contato pelo whatsapp.

 

Postado por GuardeBem

Voltar ao blog