5 vantagens do Coworking ou Escritório Compartilhado
O mundo globalizado passou por muitas transformações nas três últimas décadas. Na Era da Informação em que vivemos, o papel das tecnologias é decisivo. Elas mudaram substancialmente a forma como nos comunicamos e também os meios e as metodologias de trabalho.
Foi graças às novas tecnologias que surgiu o conceito de Coworking, uma das soluções que a GuardeBem oferece em seu portfólio. Bastante difundido em todo o mundo, para muitos empreendedores formais ou informais o Coworking já é uma realidade.
No Brasil, o crescimento de empresas nessa área é vertigino, sendo hoje um grande movimento de desburocratização para o empreendedorismo, de fomento a novos negócios e de inovação aberta. Uma prova disso é a página Coworking Brasil, que reúne escritórios compartilhados da Paraíba e de todo o país.
Conheça algumas das vantagens dessa solução.
Custos reduzidos
Salas comerciais em prédios empresariais têm custo bem elevado. Faça uma rápida pesquisa e você concordará. Por isso, o Coworking tem sido a melhor alternativa para freelancers, empreendedores individuais ou microempreendedores, ou para profissionais contratados que prestam serviço remotamente, como especialistas em tecnologia, jornalistas e representantes comerciais, por exemplo.
Um Coworking nada mais é que um escritório compartilhado e que, consequentemente, tem seus recursos e custos partilhados entre os usuários. Imagine quanto de economia você tem, sem precisar pagar contas individuais de energia, de internet, de limpeza e manutenção do escritório e seus equipamentos…
Flexibilidade
Você não precisa pagar um aluguel fixo mensal se não usa o escritório em tempo integral. No Coworking, você pode pagar um valor mensal bem menor que o aluguel de uma sala comercial, se preferir. Mas também pode fazer seu cronograma, usando quantas horas quiser por dia, quantos dias quiser no mês, e pagar apenas o valor relativo ao total de horas usadas.
Networking
Por ser um espaço compartilhado e receptivo, o Coworking abarca profissionais de qualquer campo de atuação: administradores, consultores, engenheiros, designers e outros. Ou seja, acaba oferecendo oportunidade de networking cotidiano ímpar, onde gente nova chega a cada dia para acrescentar e trocar ideias.
Por essa mesma razão, é um lugar propício ao surgimento de parcerias e novos negócios. As startups, empresas nascentes e formadas geralmente por jovens, são grande parte do público-alvo dos escritórios compartilhados. Para os negócios que estão em fase inicial, esse contato com outros profissionais e empresas é um ingrediente que faz toda a diferença.
Conforto para você e seu cliente
Com toda estrutura já pronta, com mobília e cadeiras confortáveis, ar-condicionado, copa/cozinha à disposição, você só precisa escolher seu terminal de trabalho e… mãos à obra! O Coworking é um espaço com computadores disponíveis e internet banda larga (de altíssima velocidade) cabeada e também sem fio disponível o tempo todo. Se preferir, você também pode levar seu notebook, tablet e conectar todos os seus dispositivos móveis. Vai agilizar seu trabalho, sem passar perrengue.
Você pode estar se perguntado: mas se o escritório é compartilhado, como faço para receber meus clientes? Isso não é problema! No Coworking, e além das estações de trabalho conjuntas, existem também as salas executivas, ideais para quem precisa fazer uma negociação privada com um potencial ou efetivo cliente. E se for necessário realizar reuniões com mais pessoas, sejam clientes, parceiros ou colaboradores, existe a sala de reunião para essa finalidade, útil também para treinamentos e showroom.
Visibilidade
Um Coworking resulta numa grande rede de relacionamentos e negócios. Ações coletivas, como divulgações e estratégias de marketing em eventos, mídias sociais, e-mail marketing e outros, contribuem para a visibilidade de todos os participantes.
Para quem está iniciando um negócio, é uma oportunidade e tanto para dar visibilidade à sua marca e seu portfólio, sem a necessidade de investimentos extras. Até nisso há economia e ganhos.