4 tipos de estoque de ecommerce: vantagens e desvantagens de cada um

Publicado em 25 de agosto de 2020

O estoque de ecommerce deve ser uma das principais preocupações de quem está abrindo uma loja virtual. 

Uma má gestão do estoque pode levar a desperdícios, aumentar os custos e prejudicar a logística, afetando a reputação com os consumidores.

O estoque é a principal estrutura de um comércio online. É nele que ficarão armazenados os produtos a serem enviados aos clientes que compraram em seu site.

Existem diferentes tipos de estoque que podem ser utilizados para quem está começando um negócio na internet. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens que devem ser considerados antes de escolher.

Para te ajudar nessa decisão, preparamos o artigo de hoje com todo o cuidado, te mostrando a importância do estoque para esse negócio e quais são os principais tipos que você pode utilizar em seu ecommerce. Vem com a gente!

A importância do estoque de ecommerce

Um dos pilares para obter sucesso na internet é a confiança dos usuários em sua marca. Na prática, isso significa que é preciso ter muito cuidado para que essa confiança não seja abalada, sendo que um dos principais “pecados” do varejista online é vender e não entregar.

Ao vender aquilo que não pode entregar, o lojista coloca em risco sua reputação e relação com seus clientes. E não pense que ao falhar em uma compra os danos fica restrito àquele cliente apenas. 

A internet deu poder de voz aos consumidores, que contam com uma série de canais para avaliar e compartilhar suas impressões sobre produtos e empresas.

Atrair clientes não é uma tarefa simples, não jogue essa confiança fora

Conquistar o coração dos clientes exige muito trabalho e investimento em marketing. Para que tudo isso não seja jogado fora, contar com um back-office eficiente, que mantenha o estoque atualizado e com a melhor logística possível é fundamental.

A entrega correta do pedido, o cumprimento de prazos prometidos e o atendimento ao cliente, impactam diretamente a experiência de compra, sendo pontos muito observados por aqueles que compram online.

Acredite: existe uma intrínseca relação entre sucesso da empresa x fidelização do cliente x estoque

Quem não estiver preparado, infelizmente, corre sérios riscos de se juntar ao grande número de negócios que fecham as portas todos os anos – cerca de 10.000 lojas abrem e encerram suas atividades na internet todos os anos.

Se você acredita que todo estoque é igual, ou que é possível usar o mesmo estoque de uma loja física na loja online: cuidado.

Embora o estoque compartilhado seja muito utilizado, é uma prática arriscada, uma vez que existem diferenças relevantes entre as práticas de back-office entre as duas modalidades de comércio.

4 tipos de estoque de ecommerce para sua loja virtual

1 – Estoque compartilhado

Como dissemos acima, o estoque compartilhado é aquele utilizado pelos pontos de vendas físicas e virtuais de uma marca, que comercializa seus produtos nas duas modalidades, sendo um tipo de estoque de ecommerce bastante comum.

A grande vantagem da opção é a economia de espaço e possibilidade de realizar um gerenciamento integrado dos seus produtos, o que economiza recursos e é capaz de contribuir com a redução de custos.

A desvantagem é que, para essa solução funcionar, sua empresa precisa contar com um sistema interno ajustado e que funcione bem – principalmente no que se refere a atualização do estoque, que deve ser em tempo real, independente se a venda foi offline ou online. 

Caso contrário há grandes riscos de comercializar produtos indisponíveis.

2 – Estoque terceirizado

Uma possibilidade para o estoque de ecommerce é a terceirização. Aqui,  a terceirização do processo pode ocorrer de duas modalidades: a Dropshipping e a Cross Docking.

Na Dropshipping, a entrega dos produtos vendidos fica sob responsabilidade do fornecedor. Ao realizar uma venda em seu site, você envia a ordem de serviço para o fornecedor, que realiza a entrega do produto ao cliente.

Já na Cross Docking, o produto é enviado pelo fornecedor à sua empresa após a requisição, que se responsabiliza pelo envio ao cliente.

Em ambas as modalidades a vantagem para o lojista é poder de contar com uma grande quantidade de produtos sem a necessidade de armazená-lo em estoque próprio. 

Como desvantagens, podemos destacar o fato de sua reputação estar nas mãos de terceiros e a maior dependência dos mesmos.

3 – Estoque descentralizado

O estoque descentralizado se caracteriza por contar com vários locais de armazenamento, espalhados em diferentes regiões.

As vantagens desse tipo de estoque estão no menor prazo de entrega e custos de envios, uma vez que a empresa pode acionar o ponto de distribuição mais próxima do destinatário – o que pode tornar a compra mais interessante ao consumidor, reduzindo custos com fretes.

A grande dificuldade desse tipo de estoque se refere à necessidade de manter esses pontos de distribuição. É importante, também, que exista uma integração eficiente entre os diferentes locais para que não haja perda de informação.

4 – Estoque Centralizado

Para aqueles que estão iniciando, uma opção é contar com um estoque centralizado em apenas um local – Especialmente para quem não conta com um portfólio de produtos amplo. 

As vantagens dessa opção são: menor custo de estocagem e a facilidade de controle, (especialmente se a localização do estoque for próxima das demais estruturas operacionais), permitindo que acesse o estoque com frequência.

Self Storage GuardeBem: seu estoque de ecommerce em João Pessoa

Quem deseja obter sucesso com o ecommerce precisa cuidar de seu estoque, adotando modelos eficazes às necessidades, que permitam ter o melhor controle e custos otimizados. Dessa forma, você atende seus clientes com qualidade e obtém melhores retornos.

Verifique quais tipos de estoque de ecommerce melhor atendem seu negócio, analisando cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada um, e dê mais um passo para alcançar o sucesso online.

Aqui em João Pessoa, a GuardeBem surgiu como uma alternativa de estoque, por meio da solução Self Storage, que permite flexibilização do estoque de ecommerce, redução de custos, segurança ao guardar os produtos e apoio administrativo.

Para saber mais sobre essa solução da GuardeBem, clique aqui e fale com um especialista.

Até a próxima!

 

Postado por GuardeBem

Voltar ao blog