Tendências de negócios para 2018 que você deve prestar atenção

Publicado em 29 de dezembro de 2017

O ano de 2018 já está aí e com ele vem a pergunta: quais as tendências para este ano? Este questionamento aparece em todos os segmentos e dita o que deve ser feito e o que não dá mais o resultado esperado. Abaixo, listamos algumas delas para ajudar no planejamento estratégico do seu negócio.

1. Inteligência Artificial executará tarefas de raciocínio em alta velocidade

A inteligência artificial está mudando a forma como as pessoas trabalham com dados. Usar IA para tarefas de raciocínio vai reduzir significantemente o tempo e o custo dessas operações. Outra vantagem será a liberdade para tomar decisões e avançar com maior velocidade, evitando que novas boas ideias sejam desperdiçadas.

2. Clientes e empresas cada vez mais próximos

Segundo um estudo da Dell Technologies, 45% dos líderes e médias e grandes empresas acreditam que poderão estar defasados no prazo de 5 anos. 78% avaliam que as startups representam uma ameaça aos seus negócios.

Repensar a experiência do cliente nunca foi tão importante. Em 2018, ferramentas como análise preditiva, inteligência artificial e aprendizagem de máquina são essenciais para entender as necessidades dos clientes, ou até mesmo antevê-las, através da análise de dados.

3. Personal Branding

Também conhecido como Gestão de Marca Pessoal essa é uma megatendência indispensável para gerir carreiras ou negócios no mercado. Seja você empreendedor, celebridade, político ou executivo. Ao contrário do que muitas pensam, Personal Brading vai além de postar nas redes sociais. É um recursos para você se tornar relevante no mercado, se diferencias e conectar com seu público de maneira mais humana e autentica.

4. Comércio eletrônico

Mesmo que a maioria das pessoas continuem fazendo o grosso das suas compras em lojas físicas, o comércio eletrônico continua crescendo. Atualmente o consumidor consulta lojas on-line, toma sua decisão na internet mesmo e concluem a compra fisicamente.

Por isso, as lojas e marcas devem apostar cada vez mais no e-commerce. Até porque não estar na internet é como não existir. A internet é um mercado global com mais de 2 bilhões de usuários e isso não pode ser ignorado.

5. Produtos sustentáveis

O consumidor está cada vez mais consciente do que come, compra e consome. E não se engane, ele também está cobrando uma postura sustentável das marcas que consome. A cultura da sustentabilidade irá continuar crescendo e se a sua empresa ainda não é amiga do ambiente, é melhor começar a repensar suas atitudes.

Voltar ao blog