Empreender é sobre ter menos ideias e mais ação

Publicado em 24 de novembro de 2017

Uma ideia é e sempre será apenas isso: uma ideia. Ela não é um produto; não é um negócio; não é uma patente; não é uma marca; não tem copyrights. Nesse exato momento, independentemente do quão genial você ache que são suas ideias, há provavelmente dezenas (se não centenas) de pessoas pensando coisas parecidas ou até iguais. E o que separa o próximo grande CEO de você pode ser uma só coisinha: mão na massa.

Dúvida? Vamos a um pequeno teste.

– Você já teve alguma ideia de app, ferramenta ou modelo de negócio que nunca saiu do bloco de notas?

– Pensou num produto, não botou fé e, em seguida, viu o mesmo virar notícia em toda a mídia?

– Já se perguntou por que tantas ideias ruins dão certo?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, está na hora de se convencer que ideias não são nada, mas execução é tudo.

Preocupe-se em ter ideias executáveis, não ideias brilhantes

Claro, se ela for extraordinária e funcional, melhor ainda. Mas vem cá, você acha que o Google era uma grande ideia? Não. Ele só fez melhor que o Alta Vista. Assim como o Facebook fez melhor que o Myspace. Sempre dá para aprender com outras ideias, outros projetos e outras empresas. E fazer melhor. O importante é fazer.

Tire da cabeça, depois tire do papel, crie um protótipo, valide, ajuste, valide novamente, teste, aplique e esteja disposto a deixar de lado caso precise. Ainda assim, terá valido bem mais do que apenas ter parado na ideia disruptiva que no futuro será executada por outra pessoa.

Quando você faz, ganha experiência. Então pare de se auto-sabotar com justificativas como “não sei programas, não sou designer, ninguém quer entrar nesse projeto comigo” ou mesmo o clássico “eu não tenho tempo”. Dessa forma você apenas se frustra enquanto assiste outras pessoas colocando “suas ideias” em prática.

Ideias são baratas. Ideias são fáceis. Ideias são comuns. Todo mundo tem ideias. Mas são poucas as pessoas que estão dispostas a executá-las e menos ainda as que estão dispostas a insistirem até que a ideia se torne uma ideia rentável.

 

E aí, você quer ter ideias perfeitas ou colocar em prática as que já tem?

Voltar ao blog