3 coisas que você precisa para um 2018 melhor

Publicado em 29 de dezembro de 2017

1. Pense no seu 2017

Esqueça a crise, a timeline e os jornais.

Como foi o seu 2017?

Coloque tudo na balança. As coisas boas e as não tão boas. O que aconteceu na sua vida pessoal e profissional. Sonhos, frustrações, conquistas, perdas, renuncias. Enfim, tudo aquilo que mudou sua rotina e tirou você do piloto automático.

Faça uma lista, um scrapbook, um mapa mental ou qualquer outra forma de visualização que ajude no planejamento de 2018. Identifique o que funcionou, o que não deu muito certo ou até mesmo, o que deve ser melhor trabalhado para minimizar erros ou evitar sofrimentos.

2. Troque as promessas por compromissos

Se você cumpriu ao menos 1/3 das promessas que fez ano passado, parabéns. Continue assim e pode pular para o próximo tópico. Agora se você é da turma que transformou as promessas de 2015 nas de 2016, que viraram as de 2017; queremos te propor uma nova forma de lidar com suas metas e objetivos.

Em primeiro lugar, seja sincero consigo: você está prometendo algo que realmente quer? A pergunta pode parecer estranha, mas às vezes aquela promessa é só o que a sociedade ou pessoas próximas esperam que você faça. Outras vezes, prometemos apenas para diminuir o peso do não cumprimento de promessas antigas.

Então, reflita. Essas promessas contribuem para sua vida? Vão te ajudar a atingir objetivos a longo prazo? Se sim, vamos ao próximo passo.

Vamos supor que você decidiu expandir seu negócio ano que vem, e isso é algo de, literalmente, grande valor para você. Prometer “expandir seu negócio” não descreve as mudanças de comportamento que você precisa tomar para aumentar sua empresa. O que você tem que fazer durante 2018?

1. Calcular a quantia necessária para expandir

2. Estudar o mercado

3. Verificar quanto você precisa economizar por mês para a expansão ser viável

4. Economizar mensalmente; entre vários outros comportamentos que podemos listar.

Detalhar e especificar uma promessa em pequenas práticas torna tudo mais acessível e possível de acontecer.

3. Saiba quando mudar o foco

Ter foco e rotina é importante, mas extravasar e distrair a cabeça é tão importante quanto. Vivemos num mundo incrível. Rodeados por pequenas maravilhas que passam por nós todos os dias.

Uma chuva no fim da tarde. Pisar na grama (desde que não haja uma placa proibindo). Uma caminhada na praia. O céu.

Apesar disso, estamos escolhendo, voluntariamente, baixar nossas cabeças em reverência aos nossos telefones, e ignorar a imensidão, trocando tudo isso pela próxima notificação.

A vida passa em ultra resolução.

É preciso se libertar da ditadura da timeline e notar a brisa gelada das manhãs, o calor da tarde, o sabor dos almoços, o tempo com a família.

Voltar ao blog